CIDADANIA

Juculturada Cidadã movimenta a Barra do Jucu/ES este final de semana.

Na edição deste ano da Culturada Viral, acontece de 13 a 15 de maio.

Em 11/05/2016 Referência JCC

Na Barra do Jucu cidadania também é cultura. Na edição deste ano da Culturada Viral, que acontece de 13 a 15 de maio, um dos objetivos é provocar a cidadania, principalmente entre os jovens, estimulando a participação popular no exercício da democracia.

Na programação, durante três dias de festa, música, cidadania, folclore, meio ambiente, surfe, gastronomia, teatro, artes plásticas, cineclube, brincadeiras de rua com a criançada e muito mais, movimentam a comunidade. Esta é a segunda edição da Culturada Viral, um movimento criado pela comunidade da Barra do Jucu para fortalecer as tradições e manifestações culturais de Vila Velha.

 Trabalhando de forma voluntaria, moradores deram início a um movimento de ocupação dos espaços no bairro, chamando a atenção e todos para questões como a grande poluição no rio Jucu, problemas relacionados à violência, entre outras questões que afetam quem mora na região.

A Juculturada Cidadã começa na sexta-feira, dia 13 de maio, com uma grande roda de congo no pé do Morro da Concha, cinema na praia e shows musicais, a partir das 19 horas. No sábado, a programação conta com aulão de bodyboard, um Corredor Cultural com um ato em defesa do Rio Jucu, instalações artísticas, oficinas, atividades para crianças, e um evento colaborativo do Museu Vivo, a partir das 18h, com sarau de poesia, música, cineclube, leilão de produtos culturais, entre outras atrações. Domingo, logo cedo, acontece o campeonato de surf amador. Á tarde, fechando o final de semana, a Praça Pedro Valadares receberá várias a atividades culturais.

Durante o evento o comércio local oferecerá descontos em alimentação e hospedagem. Com o objetivo de atrair visitantes e movimentar ainda mais a economia da região, pousadas, lanchonetes e restaurantes estarão com pacotes promocionais.

Ao longo desta segunda edição da Culturada Viral, estarão sendo arrecadadas doações de alimentos não perecíveis, roupas, livros e brinquedos, que serão entregues à Associação Beneficente da Criança e do Adolescente (Abeca), instituição local que trabalha no contra turno escolar oferecendo atividades e alimentação para crianças e adolescentes em situação de risco.

ATRAÇÕES

Dentre as atrações da Juculturada Cidadã, o projeto Torcida Sintonizada terá uma apresentação especial, com a formação dos alunos que integram a ação. Realizado em parceria com o Instituto Neymara Carvalho, o Torcida Sincronizada envolvendo crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos e tem como base a metodologia Ritmos da Vida, que utiliza a música para mostrar que somos todos instrumentos musicais tocando, cada um a sua melodia, mas, quando nos unimos, formamos duetos, quartetos ou orquestras, e podemos tocar belas sinfonias juntos. O objetivo do projeto é criar um espaço para cada um pensar sobre seu papel social, mostrando que as habilidades necessárias no esporte são as mesmas que precisamos na vida: superação, humildade, trabalho em equipe, determinação, entre outras. A apresentação do Torcida Sintonizada acontece no sábado, no Cais da Barra.

Dentre as atrações esportivas, dois momentos de destaque no final de semana. No sábado (dia 14), a partir das 8 horas, o Instituo Neymara Carvalho realiza um aulão gratuito de bodyboard para quem quiser se aventurar nas ondas da praia da Barra do Jucu. No domingo, às 7h, acontece o campeonato de surf amador SOS Biscoitinho, em parceria com Barra Crew. O campeonato já teve várias edições ao longo dos anos e começou como uma brincadeira entre a turma do surf, para reunir e incentivar os mais novos. A inscrição é um pacote de biscoito.

No sábado, a partir das 14 horas, um grande Corredor Cultural tomará conta da Rua Ana Penha Barcelos, que dá acesso à praia do Barrão. Começando no Museu Vivo, contará com atividades em toda extensão da rua, até a ponte sobre o Canal do Congo, onde acontecerá um ato em defesa do Rio Jucu. Integrarão ainda a tarde de cidadania, oficina de máscara de carnaval e rodas de conversa sobre comunicação comunitária, alimentação segura e provocação cidadã. Para as crianças, brincadeiras musicais também estarão acontecendo.

Sarau de poesia, cineclube, leilão de produtos culturais, exposição fotográfica, apresentação do grupo Torcida Sintonizada e show com Raul e convidados estão na programação do encontro colaborativo do Museu Vivo, que acontecerá a partir das 18 horas do sábado (dia 14), na Cais da Barra. A entrada custa R$ 10, e todo valor será revertido para arcar com os custos das oficinas oferecidas gratuitamente pelo Museu Vivo da Barra. No mesmo dia, a partir das 19h, na Pousada Brisa na Barra, haverá apresentação das turmas de coral e de teatro do Teatro da Barra, coordenadas pelo ator e diretor Paulo de Paula.

Fechando a Juculturada Cidadã, no domingo, a partir das 16h, a pracinha da Barra (praça Pedro Valadares) será ocupada por uma feira de artesanato e gastronomia, com venda de produtos artesanais e comidas típicas, como moqueca de guaibira com banana da terra, bolinho de peixe com fruta-pão e muma de siri. Uma feira de troca de brinquedos também está programada para esta tarde. Com o objetivo de desestimular o consumo infantil, a feira promove o encontro de crianças, que levam brinquedos em bom estado, mas que não estão mais sendo utilizados, para trocar com outras crianças. As atrações incluem pintura de rosto, contação de histórias e brincadeiras de rua. Nesta tarde, o palco estará aberto para os músicos e será realizada uma rifa comunitária.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (13 de maio)

19h - Praia do Barrão

Cinema na Praia, com filmes da Cartografia Afetiva do Rio Jucu

Grande Roda de Congo

Show com a Banda Skaldasamba

22h - Cais da Barra

Show com a Banda Barratuque

 

Sábado (14 de maio)

8h - Praia do Barrão

Aulão de Bodyboard com o Instituto Neymara Carvalho

14h - Museu Vivo e Rua Ana Penha Barcelos

Corredor Cultural com diversas atividades:

- Ato em defesa do Rio Jucu na ponte do Canal do Congo

- Intervenções artísticas, com pintura de murais 

- Atividades infanto-juvenis com contação de histórias, pintura de rosto e brincadeiras musicais

- Oficina de máscaras de carnaval

- Roda de conversa sobre alimentação segura, comunicação comunitária e provocação cidadã

18h - Cais da Barra

Encontro colaborativo do Museu Vivo, com:

- Cineculturada

- Apresentação das crianças do grupo Torcida Sincronizada, com participação de Diego Lyra

- Sarau de poesia

- Leilão de produtos de culturais

- Exposição fotográfica de Gabriel Rezende

- Show com Raul e convidados

19h - Pousada Brisa na Barra

Apresentação dos alunos das oficinas de teatro e coral do Teatro da Barra

 

Domingo (15 de maio)

7h - Praia do Barrão

Campeonato de surf amador SOS Biscoitinho, em parceria com Barra Crew

16h - Praça Pedro Valadares

Feira de Arte, Cultura e Gastronomia

Atividades infantis, com Feira de Troca de Brinquedos, pintura de rosto, contação de história e brincadeiras musicais e de rua

Apresentação do grupo de dança Ubuntu Friistaili

Grande Roda de Congo

Rifa comunitária

Música com palco aberto

Por: Marialina Antolini