TEMAS GERAIS

Justiça proíbe a venda de iPhone sem carregador de bateria

A Apple foi processada por vender os smartphones, desde o iPhone 12, sem o carregador.

Em 06/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters/Mike Segar/direitos reservados

A venda de iPhones sem carregadores de bateria está proibida em todo território nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (6), em processo aberto em dezembro do ano passado pela Senacon, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A pasta também aplicou multa à Apple Computer Brasil no valor de R$ 12, 2 milhões e determinou a cassação do registro na Anatel dos smartphones da marca a partir do modelo iPhone12. 

A Apple foi processada por vender os smartphones, desde o iPhone 12, sem o carregador de energia para tomada de parede. As acusações são de venda casada, venda de produto incompleto ou despido de funcionalidade essencial, recusa da venda de produto completo mediante discriminação contra o consumidor e transferência de responsabilidade a terceiros.

Na defesa, a Apple alegou que a decisão de não fornecer os carregadores de bateria em conjunto com os smartphones teria sido por preocupação ambiental, para estimular o consumo sustentável. Mas para a Senacon, os argumentos apresentados não foram suficientes, uma vez que a decisão da empresa de vender os aparelhos sem carregador acabou por transferir ao consumidor todo o ônus. Segundo o órgão, a fabricante poderia tomar outras medidas para a redução de impacto ambiental, como o uso do conector de cabos e carregadores tipo USB-C, adotados como padrão pela indústria atualmente.

Segundo a Senacon , mesmo com a aplicação de multas pelos Procons de Santa Catarina, São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Caldas Novas (GO), e de condenações judiciais, a Apple, até hoje, não tomou nenhuma medida para minimizar o dano e segue vendendo aparelhos celulares sem carregadores. Também ressalta que outros fabricantes foram processados e que eles têm apresentado propostas para solução. “Caso persista nas infrações, a Apple poderá ser considerada reincidente, com a aplicação de novas punições ainda mais graves”, informou o Ministério da Justiça. A empresa ainda pode recorrer da decisão.

Procurada pela Agência Brasil, até o fechamento da reportagem, não houve retorno da Apple sobre o assunto. (Por Karine Melo - Agência Brasíl)

Leia também:

Vitória 471 anos: fachada da Catedral terá show de luzes
Rock in Rio começa hoje (2) com tradicional Dia do Metal
Guarapari: Prefeitura oferecerá capacitação para ambulantes
Ponte entre Brasil e Paraguai será concluída em novembro
Alunas da FAFI conquistaram 11 prêmios no Enesdança 2022
Serra: Inscrições abertas para o segundo curso de gestantes
TSE libera consulta a local de votação para eleitor em trânsito
Anvisa alerta sobre golpistas que usam nome da agência
Meio Ambiente anuncia fundos para compensar perdas em Mariana
TSE volta a proibir levar o celular para a cabine de votação

TAGS:
MINISTERIO DA JUSTIÇA | APPLE | CARREGADORES | PROCESSADA | DECISÃO