AGROPECUÁRIA

Laboratório de análise da qualidade do Leite será ampliado

O laboratório irá dobrar a capacidade de análises da qualidade do leite por amostragem.

Em 23/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/PRODAP

O anúncio aconteceu durante reunião por videoconferência, na manhã dessa quarta-feira (22), com representantes da cadeia leiteira do Estado.

O Laboratório de análise da qualidade do leite, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), vai receber melhorias na estrutura, o que proporcionará a ampliação do atendimento a produtores rurais, cooperativas e laticínios. O anúncio aconteceu durante reunião por videoconferência, na manhã dessa quarta-feira (22), com representantes da cadeia leiteira do Estado.

“O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou a compra de equipamentos, para dobrar a capacidade de realização de análises da qualidade do leite por amostragem. Também estamos viabilizando a implantação de um software, que facilitará o acesso às informações dos laticínios e produtores rurais. O solicitante poderá ter acesso mais ágil aos resultados das amostras”, informou o presidente do Idaf, Mário Louzada. 

Ainda de acordo com Louzada, outra novidade é a “Vaca Móvel”, um veículo que será utilizado para o recolhimento das amostras nos laticínios. O serviço de busca de amostras deverá ser solicitado com o laboratório. 

“O Laboratório do Idaf é o único estadual do País a receber o credenciamento pelo MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], junto à Rede Brasileira de Qualidade da Análise do Leite, o RBQL. O produtor ou laticínio, que antes precisava enviar a amostra para outros estados, agora têm acesso ao serviço de qualidade aqui no Espírito Santo. Com isso, a cadeia produtiva leiteira capixaba tem tudo para crescer ainda mais”, enfatizou Louzada. 

Além do diretor-presidente do Idaf, a reunião foi mediada pelo diretor-técnico Fabiano Campos Grazziotti; pelo gerente de diagnóstico laboratorial, Thiago Farias, e os médicos-veterinários que atuam no laboratório Marcus Vinicius Rodrigues e Priscila Firmino. 

Também participaram o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo, Júlio Rocha; o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão; o presidente da Associação dos Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), Daniel Orlandi, e representantes da Selita e da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (CLAC). (As informações são do Idaf)

Leia também: 

Mato Grosso e Minas Gerais confirmam casos de "vaca louca"
Ales: Município de Aracruz recebe honraria do Mérito Agrícola
Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil
Produtores capixabas devem vacinar rebanho contra brucelose
Proprietários de imóveis rurais já podem emitir CCIR 2021
Doença respiratória no inverno prejudica equinos, diz estudo
Vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo é prorrogada
R$100 bi: Internet no campo elevará produção agropecuária
Produtores rurais de Vila Velha receberam visita de técnicos
Governo Federal altera a definição de agricultor familiar
Associação dos Criadores de Nelore elege nova diretoria

TAGS:
IDAF | LABORATÓRIO | LEITE | CAPACIDADE | ECONOMIA | SAÚDE