ESPORTE INTERNACIONAL

Lewis Hamilton leva seu Mercedes à vitória no GP da Rússia

O britânico Lewis Hamilton deu fim a uma série de três vitórias da Ferrari.

Em 29/09/2019 Referência JCC, Gustavo Faldon

Foto> Motorsports

O britânico da Mercedes aproveitou as trapalhadas da Ferrari na estratégia com seus dois pilotos e liderou a dobradinha da equipe britânica. Charles Leclerc, que largou na pole position, completou o pódio.

A estratégia adotada pela Ferrari na largada foi deixar Vettel assumir a ponta de Leclerc para garantir que Lewis Hamilton não ultrapassasse as duas Ferraris antes da primeira curva.

O combinado seria o alemão deixar o monegasco reassumir a ponta depois. Após um safety car logo na largada, na volta 7 a Ferrari chegou a pedir para Vettel dar a liderança para Leclerc.

Vettel seguiu sem ceder e foi abrindo cada vez mais para seu companheiro. Na volta 10 a Ferrari desistiu da estratégia e disse que deixaria Leclerc passar mais tarde na corrida e que ele deveria forçar seu ritmo.

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90 Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34 at the start

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90 Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34 at the start. Photo by: Zak Mauger / LAT Images

A inversão de posições não veio na pista, mas sim nos boxes. A Ferrari chamou Leclerc antes e deixou Vettel andar com os pneus macios por mais tempo, evaporando a diferença que ele tinha e fazendo o alemão voltar logo atrás de seu companheiro após o seu pit stop.

Na volta 28, Vettel foi ordenado pela Ferrari a parar o carro, que apresentou problemas e fez ele perder toda a potência do motor.

O abandono de Vettel ajudou Lewis Hamilton, que estava na frente, parou nos boxes com safety car virtual e voltou na liderança, à frente de Bottas e Leclerc, respectivamente. 

Com a vitória,