EDUCAÇÃO

Líder da Agência Germanics ministra palestra em Vitória

O foco são alunos do ensino médio que querem fazer graduação na Alemanha, em inglês.

Em 20/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Denise Carvalho/Divulgação/Germanics

Segundo Denise Carvalho, diretora da Germanics, para alavancar a presença de estudantes e profissionais, universidades alemãs privadas oferecem bolsas e condições promocionais a brasileiros.

A capixaba Denise Carvalho, radicada em Berlim e diretora da Agência Germanics, especializada em consultoria em educação, vai ministrar uma palestra numa escola particular de Vitória, nesta terça-feira (20). O foco será, principalmente, alunos do ensino médio que querem fazer graduação na Alemanha, em inglês.

Profunda conhecedora dos processos e oportunidades para quem deseja estudar em uma das economias mais pujantes da Europa, Denise afirma que os brasileiros ainda são minoria entre os alunos estrangeiros no país. Para alavancar a presença de estudantes e profissionais, universidades alemãs privadas oferecem bolsas e condições promocionais a brasileiros.

Criada em 2021, a Germanics é especializada nos processos de ingresso a universidades alemãs, que oferecem cursos de graduação, mestrado, doutorado e MBA em inglês. Denise vai abordar  sobre os baixos preços e condições oferecidas por universidades alemãs que podem contribuir na formação ou especialização de jovens que miram internacionalizar suas carreiras.

Para Denise, o Espírito Santo demonstra grande potencial para intercâmbios devido ao seu desenvolvimento econômico, somado às ligações históricas de parte da população com raízes europeias.

“Conhecemos a fundo os processos e as oportunidades para quem deseja estudar em uma das economias mais pujantes da Europa e estamos preparados para oferecer aos nossos alunos os melhores cursos na Alemanha, abrindo as portas para o mercado de trabalho. Mantemos parceria com 12 universidades privadas, o que garante aos nossos alunos diversas opções de cursos”, diz Denise.

Em alguns casos, o certificado de conclusão do ensino médio vale como prova de acesso e muitas dessas instituições oferecem bolsas de estudo a estrangeiros. Outra vantagem, segundo ela, é que o país permite que os estudantes trabalhem legalmente durante a temporada de estudos.

"A Alemanhaé a quarta maior economia mundial. É um país democrático, cosmopolita, contemporâneo, extremamente seguro e estável que valoriza a liberdade, a diversidade e a inventividade humana. A Alemanha está totalmente aberta a estudantes brasileiros, mesmo para quem não fala uma única palavra do idioma do escritor Johann Wolfgang von Goethe”, explica.

Denise Carvalho chegou a Berlim, em 2016, e recorda ter encontrado dificuldades para obter informações que pudessem contribuir, na época, para melhor planejar sua temporada de estudos na capital alemã.

Mesmo com tantas oportunidades, os brasileiros ainda são minoria entre os alunos estrangeiros na Alemanha, estando muito atrás de europeus e asiáticos. Para alavancar a presença de estudantes e profissionais, universidades alemãs privadas oferecem bolsas e condições promocionais a brasileiros e a Germanics ajuda nos processos e trâmites.

“Conhecemos os processos e as oportunidades para quem deseja estudar e trabalhar na Alemanha. Ajudamos o estudante a prospectar, encontrar e ingressar nas universidades e cursos desejados, abrindo caminho para a realização de suas aspirações pessoais e profissionais”, afirma Denise.

Oportunidades

Dados estatísticos apontam que o número de brasileiros morando fora do país é o maior já registrado. Números divulgados pela Polícia Federal dão conta de que 17% dos brasileiros que deixaram o país em 2021 não retornaram. Outro indicador desse êxodo é fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, que contabiliza um substancial aumento do número de brasileiros que foram viver em outros países: em 2012, foram 1,9 milhão e, em 2020, 4,2 milhões.

Entre os principais fatores que explicam a decisão de deixar o país destacam-se o desemprego, a desigualdade social, a violência e a busca de melhores condições de vida e trabalho. Nesse horizonte de possibilidades, a Europa oferece mais oportunidades para quem quer escolher um país para viver: cursos universitários (em inglês) e custo de vida mais baixo, entre muitas outras vantagens para portadores de passaporte europeu. Não por acaso, cada vez mais brasileiros obtêm a nacionalidade europeia.

Entre 2018 e 2020, a comunidade brasileira no exterior teve aumento de 625 mil pessoas, quantidade maior que a população de cidades como Niterói, Caxias do Sul ou Joinville. Na Alemanha, a estimativa é de que vivam 256 mil brasileiros. Numa pesquisa no país europeu, o perfil de escolaridade dos entrevistados mostra que 51,2% têm no mínimo graduação completa, 34,9% pós-graduação e cerca da metade nem pensa em voltar a morar no Brasil.

Sobre a Germanics
A Germanics é uma agência brasileira de intercâmbio com sede em Berlim, 100% especializada em instituições de ensino alemãs, representando diversas universidades. (Com informações da AsImp)

Leia também:

50 Crianças da Serra escrevem livros Contos do Amanhã
Serra abre inscrições para curso de formação de Guarda-Vidas
Linhares: Escola finaliza projeto de leitura com apresentações
Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda
Prefeitura de Vitória nomeia 42 profissionais para a Educação
Prefeitura da Serra e Senai levam carreta de cursos aos bairros
Aprendizado de crianças pobres caiu pela metade, diz estudo
Selecionados do Prouni têm até hoje para comprovar dados
Estudante de Vitória ganha duas medalhas de ouro, em São Paulo
Ensino médio teve 347 mil matrículas a menos em 2022, aponta Inep

TAGS:
AGÊNCIA | VITORIA | ALUNOS | GERMANICS | PALESTRA | INTERCÂMBIO