POLÍTICA INTERNACIONAL

Líderes internacionais se unem em torno do apoio à Lula

Líderes dos EUA, da América Latina e da Europa se pronunciaram em defesa da democracia.

Em 08/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ludovic MARIN / POOL / AFP

Líderes dos Estados Unidos, da América Latina e da Europa se pronunciaram em defesa da democracia e expressaram solidariedade ao Brasil, que vive seu momento mais turbulento desde a redemocratização. 

A comunidade internacional se uniu em torno das instituições brasileiras e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da insurreição de bolsonaristas no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF), sedes dos três poderes da República.   

Líderes dos Estados Unidos, da América Latina e da Europa se pronunciaram em defesa da democracia e expressaram solidariedade ao Brasil, que vive seu momento mais turbulento desde a redemocratização.   

“Condeno o assalto à democracia e à transição pacífica de poder no Brasil. As instituições democráticas brasileiras têm nosso pleno apoio, e a vontade do povo não pode ser comprometida. Não vejo a hora de continuar a trabalhar com o presidente Lula”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, ele próprio vítima de uma tentativa de insurreição em 6 de janeiro de 2021.   

Por sua vez, o presidente da França, Emmanuel Macron, que nunca escondeu sua simpatia por Lula nem mesmo durante a gestão de Jair Bolsonaro, afirmou que “a vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas”.

“Presidente Lula, pode contar com o apoio incondicional da França”, acrescentou.   

O representante para Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, se disse “consternado com os atos de violência e a ocupação ilegal” promovida por “extremistas”.

“Apoio total a Lula e seu governo, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal".   

A democracia brasileira vai prevalecer sobre a violência e o extremismo”, reforçou o chefe da diplomacia da UE.   

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, também garantiu estar “ao lado do governo Lula e de todas as instituições legitimamente e democraticamente eleitas”.

“A democracia deve sempre ser respeitada”, salientou.   

Por sua vez, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, “condenou firmemente” as invasões e cobrou um “imediato retorno à normalidade democrática”.   

Mas a solidariedade não se limitou a líderes com afinidade ideológica com Lula.

“O que ocorre no Brasil não pode nos deixar indiferentes. As imagens da invasão às sedes institucionais são inaceitáveis e incompatíveis com qualquer forma de discordância democrática. É urgente um retorno à normalidade, e expressamos solidariedade às instituições brasileiras”, afirmou a premiê da Itália, Giorgia Meloni.   

Na América Latina, a condenação à insurreição bolsonarista também foi unânime.

“Quero expressar meu repúdio ao que está acontecendo em Brasília. Meu apoio incondicional e do povo argentino a Lula diante dessa tentativa de golpe de Estado”, declarou o presidente da Argentina, Alberto Fernández.   

“Aqueles que tentam ignorar a vontade das maiorias atentam contra a democracia e merecem apenas a punição correspondente, bem como também o rechaço absoluto da comunidade internacional”, disse.   

O presidente do Chile, Gabriel Boric, fez eco e disse que o “governo do Brasil conta com todo o nosso respaldo diante desse covarde e vil ataque à democracia”.   

Já o presidente da Colômbia, Gustavo, Petro, afirmou que o “fascismo decidiu dar um golpe”.

“As direitas não conseguiram manter o pacto de não violência. É hora de uma reunião urgente da OEA [Organização dos Estados Americanos] se ela quiser seguir viva como instituição e aplicar a carta democrática”, acrescentou.   

O secretário da OEA, Luis Almagro, condenou o ataque às instituições em Brasília, o qual “constitui uma ação repudiável e um atentado direto contra a democracia”.

“Essas ações são indesculpáveis e de natureza fascista”, disse. (Por Lucas Rizzi  - ANSA - https://istoe.com.br/autor/ansa/).   

Leia também:

Joe Biden chega ao México com proposta de imigração
Kevin McCarthy é eleito presidente da Câmara dos EUA
> Alemanha anuncia € 35 milhões para o Fundo Amazônia
Casagrande é reconduzido ao cargo de governador do ES
Governo ES investe R$ 355 mi em escolas para início do ano
Casagrande anuncia investimentos para resposta a desastres
Governador participa da transferência da Capital para Serra
Governador visita municípios atingidos pelas fortes chuvas
Governo ES autoriza obras de infraestrutura em Vila Velha
Governo ES anuncia construção de novas US nos municípios

TAGS:
LÍDERES | AMKÉRICA LATINA | EUROPA | APOIO | LUZA | BRASIL