POLÍTICA INTERNACIONAL

Líderes mundiais lamentam assassinato de Shinzo Abe

Ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi morto a tiros durante um comício em Nara.   

Em 09/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou por meio de seu porta-voz que recebeu a notícia da morte de Abe com “dor e desânimo” e expressou seu luto ao premiê Fumio Kishida, aos familiares do ex-primeiro-ministro e ao povo do Japão.   

Líderes mundiais expressaram consternação nesta sexta-feira (8) pelo assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, morto a tiros durante um comício político na cidade de Nara.   

De acordo com o Kremlin, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama de condolências à família de Abe e definiu seu falecimento como uma “perda irreparável”.

“As belas lembranças desse homem extraordinário ficarão para sempre nos corações daqueles que o conheceram”, acrescentou.   

Já o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, expressou o “mais profundo luto” de seu governo pela morte do ex-premiê japonês.

“A Itália está chocada pelo terrível atentado que atinge o Japão e seu livre debate democrático. Abe foi um grande protagonista da vida política japonesa e internacional nas últimas décadas, graças a seu espírito inovador e à sua visão reformadora”, disse.   

Por sua vez, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou por meio de seu porta-voz que recebeu a notícia da morte de Abe com “dor e desânimo” e expressou seu luto ao premiê Fumio Kishida, aos familiares do ex-primeiro-ministro e ao povo do Japão.   

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, definiu Abe como “uma pessoa maravilhosa, um grande democrata e um campeão da ordem mundial multilateral”.

“Esse brutal e vil assassinato choca o mundo todo”, acrescentou.   

O premiê do Reino Unido, Boris Johnson, que está de saída do cargo, disse estar “incrivelmente triste” com a morte do ex-primeiro-ministro e declarou que sua “liderança global em tempos incertos será lembrada por muitos”. (ANSA).   

Leia também:

Atingido por escândalos, Boris Johnson renunciará ao cargo
Esquerda: Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia
Portugal acelera emissão de vistos para atrair trabalhadores
Senado dos EUA aprova ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia
Rússia acusa Ucrânia de abandonar as negociações de paz
Príncipe é eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos
Países do G7 concordam em parar de comprar petróleo russo
Após invadir Ucrânia, Putin diz não querer 'guerra global'
Após Suécia, Dinamarca acusa Rússia de violar espaço aéreo
Estados Unidos criticam convite a Putin para cúpula do G20

TAGS:
LÍDERES | MORTE | PREMIÊ | TIROS | SHINZO ABE