SAÚDE

Linhares atinge 70% da população vacinada contra a covid-19

70% da população de Linhares já estão vacinados com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Em 05/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Pelo menos 93,6% da população vacinável acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município.

O município de Linhares avança na vacinação contra a Covid-19, mas recomenda as pessoas a continuarem a procurar as Unidades de Saúde para serem imunizadas e não se esquecerem dos prazos estabelecidos entre uma dose e outra. Os cuidados passam também pela continuidade do uso de máscaras, higienização das mãos e respeito pelas recomendações médicas em relação ao distanciamento necessário.

A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior. Os adolescentes–com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.

Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos, nos profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos.

A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca (ciclo de 56 dias), Coronavac (ciclo de 28 dias) e Pfizer (ciclo de 56 dias), além da dose de reforço (D3) nos idosos acima dos 60 anos com prazo de quatro meses da segunda dose.

Números

Pelo menos 93,6% da população vacinável acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. O percentual acima de 18 anos chega a 96%. Os vacinados com a segunda dose chegam a 70%.

Até agora, foram aplicadas 229.929 doses da vacina contra o coronavirus em Linhares. Primeira dose: 134.123 pessoas; segunda dose: 89.699 vacinados. As doses de reforço (D3) foram aplicadas em 11.650 pessoas.  Lembramos que os números da dose única são con siderados para primeira e segunda doses.

A população vacinável em Linhares (acima de 12 anos), de acordo com o Ministério da Saúde, é de 143.236 pessoas. O município não aplica, por enquanto, a vacina Pfizer em lugar da AstraZeneca na segunda dose. Quem tomou a AstraZeneca na primeira dose continua recebendo o mesmo imunizante. A Pfizer é utilizada para menores de 18 anos e acima de 12 anos, reforço em pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde, pacientes imunossuprimidos, grávidas e puérperas.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Horários

Para vacinação, as Unidades de Saúde de Linhares atendem de segunda a sexta, de 7 e meia da manhã às 16 horas. Quem precisar de horário estendido pode procurar as unidades dos bairros Planalto, Interlagos (Caic), e Bebedouro, às segundas, terças e quartas. Nestes dias, essas unidades funcionam até as 8 da noite. (Ascom/PML)

Leia também:

Prefeitura da Serra lança agendamento on-line para exame
Prefeitura de Vitória abre seleção para residência em Medicina
Pílula da Pfizer é 89% eficaz contra internações e mortes
Retomada de eventos sociais requer cobertura vacinal de 80%
Anvisa libera dois produtos à base de cannabis para venda
Vitória tem vacinação sem agendamento neste sábado (06)
Covid: Vila Velha abre agenda nesta sexta (5) para vacinação
Viana Vacinada realiza nova coleta de amostras em voluntários
Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta-feira (4)
De inchaço a trombose: Os riscos dos tratamentos estéticos

TAGS:
LINHARES | VACINAÇÃO | POPULAÇÃO | COVID-19 | CUIDADOS