EDUCAÇÃO

Linhares divulga edital com vagas em cursos de qualificação

A Prefeitura de Linhares divulgou um edital com 300 vagas em 13 cursos de qualificação.

Em 27/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Kevyn Fracalossi-Ascom/PML

Os cursos são ofertados em parceria com o Sesi e o Senai, e as formações oferecidas ocorrem em diversas áreas como a industrial, de tecnologia e da construção civil.

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, divulgou nesta sexta-feira (24), o edital para processo seletivo com a oferta de 300 vagas em 13 cursos gratuitos de qualificação alinhadas ao Programa Integrado de Qualificação (PIQ) do Município. Os cursos serão realizados ao longo deste primeiro semestre de 2023 e demandam investimentos de quase meio milhão de reais com recursos próprios da Prefeitura.

As inscrições obedecerão um cronograma de acordo com o período que cada curso for realizado, e deverão ser feitas na sede do Senai, no bairro Aviso, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os cursos são ofertados em parceria com o Sesi e o Senai, e as formações oferecidas ocorrem em diversas áreas como a industrial, de tecnologia e da construção civil. O calendário completo com as datas das inscrições de cada curso está disponível em anexo ao final desta matéria.

Das 300 vagas ofertadas, 40 são para Pedreiro de Alvenaria; 40 para Carpinteiro de Obras; 20 para Soldador no Processo Elotrodo Revestido Aço Carbono; 20 para Eletrecista Industrial; 20 para Programador WEB; 20 para Montador e Reparador de Computadores; 20 para Preparador e Regulador de Máquinas Injetoras para Plástico; 20 para Instalação e Manutenção Split System; 20 para Instalador Hidráulico; 20 para Montador de Móveis; 20 para Padeiro; 20 para Pintor de Obras Imobiliárias e 20 para Instalador e Reparador de Rede de Computadores.

De acordo com o edital do processo seletivo do PIQ, 50% das vagas serão destinadas às pessoas que possuem Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e outros 50% para comunidade em geral desde que seja morador de Linhares há pelo menos 1 (um) ano e que atendam aos requisitos estabelecidos no edital.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destaca que por meio do PIQ o Município segue avançando na qualificação dos linharenses, construindo um caminho cheio de oportunidades para quem busca uma vaga no mercado de trabalho.

“Seguimos investindo na qualificação profissional dos linharenses porque acreditamos que este é o caminho para estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes profissionais no mercado formal de trabalho e, com isso, garantir a melhoria de renda e qualidade de vida das famílias envolvidas”, reforçou o prefeito.

PIQ – Programa Integrado de Qualificação de Linhares

Desde sua primeira edição, o PIQ garantiu a qualificação de 5.884 linharenses. Somente em 2022, foram distribuídas 2.145 vagas em 37 cursos, em parceria com o Sesi/Senai/Senac, com investimentos de quase R$ 2 milhões com recursos próprios do Município.

O programa tem como objetivo capacitar e facilitar a inserção e reinserção dos linharenses no mercado de trabalho.

É um plano de ações da Prefeitura de Linhares para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia, com conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e para auxiliar os cidadãos na entrada e permanência no mercado de trabalho formal.

Confira abaixo o edital e o calendário de inscrições:

edital-do-PIQ-2023-PUBLICADO-4Baixar. (Por Julimar dos Santos Rampinelli-Ascom/PML)

Leia também:

Secretaria de Educação abre inscrição para Pré-Enem 2023
Inep divulga cartão de confirmação de inscrição do Revalida
Serra vai promover um projeto de libras na escola em 2023
Viana convoca selecionados para Profissionais do Magistério
Educação: aulas nas escolas de Linhares retornam hoje (23)
Inscrições para o Sisu do 1º semestre terminam na sexta-feira
Nova Venécia é destaque no Programa Educar pra Valer
Olimpíada Nacional de História está com inscrições abertas
Ibiraçu: Secretaria da Educação irá distribuir os kits escolares
MEC retomará 4 mil obras em universidades e institutos

TAGS:
LINHARES | EDITAL | VAGAS | CURSO | QUALIFICAÇÃO