EDUCAÇÃO

Linhares: Escola finaliza projeto de leitura com apresentações

Escola finaliza o projeto de leitura com apresentações musicais e exposição de trabalhos.

Em 19/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Dentre as apresentações com as turmas de 5 anos, realizadas na quinta-feira, dia 15, estavam poesias declamadas e coreografadas pelos alunos, dos autores Cecília Meireles, Vinicius de Morais, Roseana Murray e Elias José.

Alegria e descontração marcaram as apresentações da etapa final do projeto de leitura “Construindo Conhecimento através da Leitura, Interação e Imaginação”, do Ceim José Cândido Durão, no bairro São José. As apresentações de encerramento do projeto aconteceram entre os dias 13 e 16 de setembro, envolvendo todas as turmas do matutino e do vespertino da escola que foram prestigiados pelos familiares.

Dentre as apresentações com as turmas de 5 anos, realizadas na quinta-feira, dia 15, estavam poesias declamadas e coreografadas pelos alunos, dos autores Cecília Meireles, Vinicius de Morais, Roseana Murray e Elias José, além da coreografia da boneca de lata e de música gospel da cantora Aline Barros.

As professoras Mirtes David da Silva e Joarinda Soares de Almeida explicaram que o projeto de leitura, desenvolvido com todas as turmas da escola, proporcionou condições para o desenvolvimento de hábito de leitura no contexto escolar e em família, trabalhando diferentes gêneros textuais, por meio de estratégias que favorecessem a compreensão, a participação e estimulasse a formação de leitores na Educação Infantil.

“O projeto trabalhou e explorou os direitos de aprendizagens, por meio dos campos de experiências e dos objetivos de construção de conhecimento, estimulando e potencializando todas as faixas etárias atendidas na unidade de ensino. A culminância do projeto, além de promover momentos de socialização entre os alunos, foi uma forma de deixar registrado para as turmas de 5 anos que o ano que vem vão para outra escola, o carinho que tivemos com eles até o momento em que estiveram no Ceim José Cândido Durão”, disse a professora Mirtes.

Dentre as atividades aplicadas ao longo do projeto, podemos citar: leitura a partir de imagens; identificação de soluções de conflitos presentes no conto do dia; resgate da importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças; produção de textos, tendo a professora como escriba; e leitura diária de textos de diferentes gêneros textuais.

“Os alunos conheceram um pouco mais sobre o universo da leitura e da escrita e aprenderam brincando”, finalizou a diretora Lucyana Agostini. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda
Prefeitura de Vitória nomeia 42 profissionais para a Educação
Prefeitura da Serra e Senai levam carreta de cursos aos bairros
Aprendizado de crianças pobres caiu pela metade, diz estudo
Selecionados do Prouni têm até hoje para comprovar dados
Estudante de Vitória ganha duas medalhas de ouro, em São Paulo
Ensino médio teve 347 mil matrículas a menos em 2022, aponta Inep
Guarapari realiza Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação
Cursos gratuitos para juventude com vagas abertas na Serra
Começa o Festival de Linguagens Integradas de Vitória

TAGS:
LINHARES | ESCOLA | PROEJTO | APRESENTAÇÕES | TRABALHOS