SAÚDE

Linhares realiza campanha de prevenção ao câncer de boca

A campanha anual visa orientar a população e diagnosticar precocemente o câncer de boca.

Em 24/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Felipe Reis-Ascom/PML

Pessoas que estejam sentindo sensação de dormência na boca, dor ou queimação, ou a sensação de que a voz alterou em curto período de tempo, não podem deixar de participar da campanha.

Nesta sexta-feira, dia 26,, acontece, em Linhares, a 16ª Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Boca realizada pela Unidade Estratégia Saúde Bucal, órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Linhares. Será de 8 da manhã às 12h, na clínica odontológica da faculdade Pitágoras, no Bairro Shell.

A campanha anual ocorre desde 2006 e visa orientar a população e diagnosticar precocemente o câncer de boca. O público-alvo é toda a população do município, principalmen e pessoas acima de 35 anos. Serão oferecidos exames clínicos por profissionais cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos e técnicos de enfermagem, com avaliação bucal na hora. Nos casos necessários, serão feitas cirurgias e biópsias.

Pessoas que estejam sentindo sensação de dormência na boca, dor ou queimação, ou a sensação de que a voz alterou em curto período de tempo, não podem deixar de participar da campanha. Os fumantes de drogas lícitas e ilícitas e usuários de bebida alcóolica com frequencia, ou ainda os que usam qualquer outro tipo de droga que entra pela cavidade bucal, também se enquadram na necessidade de avaliação.

A recomendação ainda vale para os trabalhadores rurais que tomam sol e outros profissionais que trabalham ao ar livre. Durante o atendimento, as pessoas receberão orientações sobre as causas e os fatores de risco do câncer bucal e de orofaringe, a parte da garganta logo atrás da boca.

“É a oportunidade que as pessoas terão de contar com uma avaliação profissional de forma gratuita e somar qualidade de vida. É importante a participação na campanha”, disse o diretor da Estratégia Saúde Bucal da prefeitura de Linhares, Itamar Teixeira.

A Estratégia Saúde Bucal orienta as pessoas a ficarem atentas aos seguintes sinais: lesões, ou feridas, na cavidade oral, ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, caroços no pescoço; e rouquidão persistente. Nesses casos, devem procurar, imediatamente, uma Unidade de Saúde. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Serra abre ponto de testagem de livre demanda para Covid
Covid: Prefeitura alerta sobre a importância da dose de reforço
Agência da UE recomenda vacina de reforço a todos os adultos
Serra abre mais um ponto de vacinação sem agendamento
Israel começa vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra covid
A Pfizer é eficaz a longo prazo em adolescentes, diz estudo
Vitória disponibiliza 2 pontos de vacinação sem agendamento
Covid-19: média de mortes diárias no país fica abaixo de 200
Covid: Vitória mantém ponto de vacinação sem agendamento
Estudo relaciona falta de sono à alta da obesidade infantil

TAGS:
LINHARES | CÂNCER DE BOCA | CAMPANHA | SAÚDE | PREVENÇÃO