SAÚDE

Linhares receberá mutirão de prevenção e combate à dengue

Pontal do Ipiranga e Regência receberão um mutirão de prevenção e combate à dengue.

Em 18/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Mais de 40 agentes de endemias estão envolvidos no mutirão.

As ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, serão intensificadas em Pontal do Ipiranga e Regência. A partir desta quarta-feira (18/1) começa o mutirão para orientar turistas e veranistas no Pontal do Ipiranga, e com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Mais de 40 agentes de endemias estão envolvidos no mutirão. Em Regência, a ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de fevereiro.

Em Pontal, até o dia 20 de fevereiro, os agentes vão percorrer as residências, com visita casa a casa, fazendo uma abordagem educativa sobre cuidados e prevenção, a exemplo da eliminação de recipientes que podem ser alvos de proliferação do foco do mosquito. Além disso, conforme explicou a supervisora Geral de Endemias da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Linhares, Luzinete Urbano da Silva, será feita a aplicação do inseticida UBV Costal nos quarteirões para reduzir possíveis focos do mosquito.

“Os balneários de Pontal do Ipiranga e Regência estão controlados quanto aos casos confirmados. Nossos agentes desenvolvem os trabalhos durante todo o ano e agora no Verão ele é intensificado, já que muitas residências ficam fechadas fora da temporada. Pedimos a colaboração de todos para que estejam em casa para facilitar a entrada dos agentes”, explicou.

Em Regência, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, receberão os agentes para orientações e eliminação de criadouros de mosquitos. A supervisora destaca alguns cuidados que os turistas precisam ter assim que fecharem suas residências.

“É importante observar se a caixa d’água, vasos sanitários e ralos estão vedados – o ideal é com sacola plástica – e tomar cuidado com o recipiente que fica na parte de trás da geladeira. É preciso ainda recolher tudo que pode servir de criadouro do mosquito, não deixar lixo exposto ou resto de material de construção nos quintais e colocar garrafas vazias de cabeça para baixo”, comentou Luzinete. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Contato com a natureza pode ajudar no controle de doenças
Serra oferece testagem rápida para Covid-19 em laborátorio
Pfizer oferece vacinas a países de classe baixa a preço de custo
Saúde distribui 740 mil doses da CoronaVac para crianças
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (16)
Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental, em Linhares
Fiocruz alerta possível aumento de nova linhagem do coronavírus
Sábado (14) tem vacinação sem agendamento em Vitória
Cachoeiro: contra a hanseníase, US reforçam conscientização
Saiba quais são os tipos de acne e os principais tratamentos

TAGS:
LINHARES | MUTIRÃO | PREVENÇÃO | COMBATE | DENGUE