SAÚDE

Linhares reforça estoque de fraldas descartáveis para pacientes

A Prefeitura distribui fraldas descartáveis para pacientes cadastrados no Plano de Cuidados.

Em 06/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

O benefício é concedido a quem é acometido de uma doença crônico-degenerativa ou patologias que necessitem de cuidados especiais e incapacidade funcional provisório-permanente, seja criança ou adulto.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Saúde, distribui, mensalmente, fraldas descartáveis para idosos e outros pacientes, incluindo crianças e adultos, cadastrados no Plano de Cuidados do município. O estoque foi reforçado esta semana, com a chegada de mais 110 mil unidades do produto.

O benefício é concedido a quem é acometido de uma doença crônico-degenerativa ou patologias que necessitem de cuidados especiais e incapacidade funcional provisório-permanente, seja criança ou adulto. As pessoas cadastradas recebem as fraldas em quantidades adequadas em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde dos bairros e do interior.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, falou a importância do benefício à população:

“É um trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde das unidades básicas junto ao domicílio dos pacientes, garantindo a assistência integral ao cuidado, proporcionando, dessa maneira, o zelo pelas pessoas que dependem dos serviços do município."

Para se cadastrar, o cidadão deve procurar a Unidade de Saúde do bairro onde mora. O enfermeiro responsável realiza o Plano de Cuidados do paciente e a partir dele é estabelecido o período de atendimento com as fraldas, que são distribuídas em quantidades iguais e mensalmente para todos os pacientes, adultos ou crianças. São fornecidos os tamanhos P-M-G-Extra G e Infantil.

A Unidade de Saúde é também a referência para o recebimento do material que é entregue à população entre os dias 1º e 15 de cada mês.

"O cidadão tem nas unidades o ponto de apoio para diversas demandas, e a distribuição de fraldas é uma delas. A entrega é feita exclusivamente na unidade onde o paciente tem o cadastro", informou a enfermeira responsável pelo setor que administra o Plano de Cuidados, Alessandra Sesana.

Em média, a Prefeitura de Linhares distribui 100 mil unidades de fraldas por mês. A maioria dos pacientes beneficiados é de adultos. Uma portaria de maio deste ano regulamenta a distribuição de fraldas no município.

Outros insumos

Além de fraldas descartáveis, a Prefeitura de Linhares oferece à população que se encaixe dentro do cadastro para o benefício, vários outros produtos para diversos tratamentos. Entre eles, material de curativo como atadura, compressa de gaze, pomadas e óleo de girassol.

Ainda dos itens que compõem o Plano de Cuidados, outros atendimentos como cadeira de rodas e muletas também são disponibilizados para os pacientes por meio das Unidades Básicas de Saúde. (Por  Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Brasil recebe mais 1,5 milhão de doses da vacina da Pfizer
Brasil supera marca de 90% da população vacinada com D1
Pandemias futuras podem ser mais contagiosas, diz cientista
Não vacinados são 80% dos mortos e internados por covid-19
Prefeitura de Serra abre agenda para vacinar por livre demanda
Guarapari promove mutirão de vacinação contra a Covid-19
Vitória abre novo agendamento para vacinação contra Covid
Vacinas agem contra covid grave, mesmo com nova variante
Lugares inusitados onde o aedes aegypit pode se proliferar
Vacina será obrigatória na Alemanha e restrições crescem

TAGS:
LINHARES | FRALDAS | SECRETÁRIA DE SAÚDE | PLANO DE CUIDADOS | PACIENTES