ESPORTE CAPIXABA

Linhares terá caminhada para celebrar o Dia da Pessoa idosa

Idosos assistidos pelos CRAS vão participar da 1ª caminhada da Pessoa Idosa neste sábado

Em 22/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/Arquivo

Com um percurso de 2 quilômetros, a caminhada terá o intuito de oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e incentivar a prática de atividades físicas aos idosos no município.

Mais de 300 idosos assistidos pelos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Linhares vão participar da primeira caminhada da Pessoa Idosa neste sábado, dia 24 de setembro, pelas ruas e avenidas do bairro Três Barras, em comemoração do Dia Internacional da Pessoa Idosa que é celebrado no próximo dia 1o. de outubro.

Com um percurso de 2 quilômetros, a caminhada terá o intuito de oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e incentivar a prática de atividades físicas aos idosos no município. A iniciativa é do projeto Vivenciarte da secretaria municipal de Assistência Social.

A concentração será às 15 horas no Complexo de Esporte e Lazer do bairro Três Barras. De lá, os vovôs e vovós irão percorrer pela Avenida Genésio Durão, seguindo em direção à Rua Garcia Durão, passando pela Avenida Dr. Palmeira José da Silva até chegarem novamente no complexo.

No complexo, os idosos também poderão cuidar da saúde por meio do ônibus do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps) que estará estacionado no local ofertando diversos atendimentos como aferição de pressão, verificação de glicemia capilar e testes rápidos para a detecção de IST’s.

Além disto, os vovôs e vovós irão participar de atividades recreativas como alongamento, dança, entre outras. Eles também receberão atendimentos dos estudantes dos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Educação Física da Faculdade Pitágoras. Já a criançada contará atividades recreativas.

Todos os participantes da caminhada irão ganhar uma camiseta do evento, uma squezze, além de uma medalha de participação. Durante o percurso os idosos contarão com apoio de ambulâncias e dos agentes de trânsito da Prefeitura que irão organizar o trânsito durante o percurso da caminhada.

De acordo com o coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni, a caminhada será realizada em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no próximo dia 1º de outubro.

“A caminhada será uma forma de homenagear os idosos que há tantos anos participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos ofertados pelo Município. O evento é uma forma de incentivar a prática de atividade física e também sensibilizar a sociedade para novas formas de inclusão da pessoa idosa, o convívio familiar e comunitário”, concluiu Samuel.

A caminhada é promovida pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o projeto Vivenciarte, e conta com o apoio do Naps, Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Delegacia da Pessoa Idosa e Faculdade Pitágoras. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Sábado (24) é dia de Festival Paralímpico 2022 em Linhares
O índice de PCD no mercado de trabalho é cerca de 28,3%
Copom define hoje (21) as taxa básica de juros da economia
Copom inicia 6ª reunião do ano para definir juros básicos
Recuo da inflação pode fazer juros caírem em 2023, diz ministro
Petrobras anuncia hoje, uma redução de R$ 0,30 no diesel
Mercado financeiro projeta uma inflação de 6% para 2022
Atividade industrial avança e expectativas seguem otimistas
> IGP-10 tem uma deflação de 0,90% no mês de setembro
Brasil deve fechar ano com 100 milhões de empregados

TAGS:
IDOSOS | LINHARES | CRAS | CAMINHADA | DIA DA PESSOA IDOSA