SAÚDE

Linhares treina médicos e enfermeiros para o monkeypox

Os profissionais das UBS de Linhares participaram de uma capacitação sobre a Monkeypox

Em 13/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/Secretaria de Saúde

Os profissionais foram capacitados em relação à patologia, à epidemiologia e ao fluxo da Atenção Primária à Saúde no atendimento ao paciente suspeito ou confirmado da doença.

Médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de Linhares participaram nesta segunda (12), de uma capacitação sobre a doença Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos. A qualificação aconteceu no auditório da Câmara de Linhares e foi organizada pela Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica, com a participação da médica infectologista Alessandra Shirley Pereira dos Santos.

Os profissionais foram capacitados em relação à patologia, à epidemiologia e ao fluxo da Atenção Primária à Saúde no atendimento ao paciente suspeito ou confirmado da doença. O treinamento incluiu também a aula prática da coleta do teste diagnóstico para Monkeypox e simulação de coleta de amostras das lesões para diagnóstico.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é preparar os profissionais do município para melhor enfrentamento de eventuais casos da doença.

“Estamos todos em alerta e mobilizados para oferecer o melhor atendimento aos moradores, baseados nos documentos técnicos e protocolos da Secretaria da Saúde do Espírito Santo, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, reforça o secretário de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, ao pontuar que palestras e cursos de atualização dos profissionais municipais serão realizados sempre que necessário.

Sintomas e prevenção

O principal sintoma da varíola dos macacos é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas pelo corpo. Podem surgir febre, dor de cabeça, caroço no pescoço, axila e virilha, calafrios, cansaço e dor muscular. Para prevenir é recomendado evitar o contato íntimo com infectados ou pessoas que possuem lesões na pele, higienizar as mãos com frequência e evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, copos, talheres e objetos pessoais.

Segundo o Ministério da Saúde, com a erradicação da varíola, a vacinação foi suspensa em todo o mundo por volta de 1980. No Brasil, campanhas mais robustas ocorreram até 1975, mas até 1979 o imunizante era aplicado nos postos de saúde. Os indícios apontam que quem nasceu antes dessa data e foi vacinado está protegido contra a Monkeypox. A média de idade dos contaminados está abaixo dos 38 anos. O Ministério da Saúde informou que não há previsão de vacinação no Brasil, mas que está em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para adquirir o imunizante. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Aracruz prorroga prazo de vacinação contra poliomielite
Serviços de saúde farão busca ativa de casos de Sarampo
Brasil registra 38 mortes e 5,3 mil novos casos de covid-19
Serra abre novas vagas de vacina nesta segunda-feira (12)
Pessoas têm problema emocional no ambiente de trabalho
Cariacica prepara esquema de vacinação neste sábado (10)
Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa
Serra abre novas vagas de vacinação nesta quinta-feira (8)
Vitória abre 3.190 vagas para vacinação nesta quinta-feira (8)
Queda de cabelo pode indicar problemas de saúde; entenda

TAGS:
MONCKEYPOX | MÉDICOS | ENFERMEIROS | LINHARES | TREINAMENTO