CIDADE

Linhares: Túnel vai acabar com os alagamentos no Centro

A Prefeitura está investindo em macrodrenagem afim de evitar os alagamentos na cidade.

Em 24/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PML

A intervenção contemplará a substituição de toda a rede de esgoto, com uma extensão de 4.550 metros, e a rede de água, com 5.590 metros, em toda a área de influência do projeto, incluindo as ligações domiciliares.

As obras de macrodrenagem que estão endo executadas pela Prefeitura de Linhares vão eliminar os constantes alagamentos que atingem a região do centro da cidade, além de modernizar toda a rede de esgoto e água, proporcionando melhorias para os moradores. Com uma extensão impressionante de 5.500 metros, a rede de drenagem que está sendo implementada será capaz de captar e direcionar as águas pluviais do centro de Linhares, a partir da Capitão José Maria, diretamente para o Rio Doce, desviando a água da Avenida Venceslau Brás, no bairro Aviso, por exemplo, que sofre com alagamentos, trazendo alívio para os moradores e comerciantes locais.

Um dos destaques mais impressionantes do projeto é a construção de um túnel de dimensões imponentes. Com uma extensão de 316 metros, o túnel contruído pelo processo não destrutivo, conhecido como “túnel bala”, possui uma largura de 2,20 metros, altura de 1,92 metros e profundidades que variam entre 2,00 e 9,00 metros. Sua construção, passará sob a Rodovia BR-101, permitindo o escoamento eficiente das águas pluviais.

Poços

Para a execução do túnel, foram necessários cinco poços de ataque com profundidades distintas. Atualmente, o segundo e terceiro poços já estão em fase de conclusão na Avenida Comendador Rafael, no bairro Aviso.

Além da grande rede de drenagem, a obra contemplará a substituição de toda a rede de esgoto, com uma extensão de 4.550 metros, e a rede de água, com 5.590 metros, em toda a área de influência do projeto, incluindo as ligações domiciliares.

Outro benefício importante trazido pela Macro do Centro é a revitalização das vias urbanas. Mais de 80.000 metros quadrados de recapeamento asfáltico serão realizados em toda a área de influência do projeto, contemplando também a sinalização vertical e horizontal. Em casos onde houver a necessidade de demolição de calçadas, estas serão reconstruídas dentro dos padrões de acessibilidade, proporcionando uma infraestrutura viária moderna e segura para os cidadãos.

Outras obras

O Prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, acompanhou as obras na manhã da última terça-feira (23), e falou sobre as outras obras que estão sendo feitas por toda a cidade.

“Nós temos obras espalhadas por toda a cidade, mas essas obras de infra estruturas são importantes, porque elas servem por um longo período. Depois dessas obras prontas, nós temos tranquilidade para dar ao cidadão. Estamos trabalhando nas obras de macrodrenagem no Pó do Shell e também no Três Barras. Em breve nós vamos iniciar essas obras lá em Bebedouro e anunciaremos a data da Ordem de Serviço.”

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi lembrou dos benefícios dos trabalhos.

“É gerado um transtorno onde a obra está sendo executada, mas no final, essa estrutura será nova. Não teremos mais problemas de rompimento de tubulação nessas vias”, reforçou.

Leia também:

Projeto Aracruz Sem Papel já gerou economia de 1,5 milhão
No aniversário de 488 anos, Vila Velha recebe investimentos
Prefeitura de Guaraparí vai contruír escola no Kubitschek
Defesa Civil de Vila Velha recebe maior investimento da história
Histórias e memórias marcam os 111 anos do Parque Moscoso
Aniversário de Vila Velha terá programação cultural e esportiva
PMM: Sala do Empreendedor realiza palestras sobre vendas
PMV dá mais um passo para ampliar US de Jardim Camburi
Divulgada a programação da festa de Caboclo Bernardo
Maio Laranja: Santo Antônio recebe ações de conscientização

TAGS:
LINHARES | MACRODRENAGEM | ALAGAMENTOS | CENTRO | CHUVAS | OBRAS