DR-ANIMAL

Linhares vai oferecer 600 castrações de cães e gatos em 2023

Linhares vai oferecer 600 castrações de cães e gatos em 2023 e pré-inscrições estão abertas

Em 21/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/Felipe Reis

No início da tarde desta terça-feira (20), o prefeito de Linhares Bruno Marianelli anunciou a continuidade do programa com a autorização de mais 600 castrações gratuitas para o ano de 2023.

Desde maio de 2021, a Prefeitura de Linhares criou um programa permanente para o controle populacional de cães e gatos, visando reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono na capital. O programa já beneficiou mais de 1 mil animais por meio da castração gratuita, e atualmente está no quarto lote de procedimentos cujas vagas estão encerradas. O programa é coordenado pelo Departamento de Bem-estar Animal, que é vinculado à secretaria municipal de Meio Ambiente.

No início da tarde desta terça-feira (20), o prefeito de Linhares Bruno Marianelli anunciou a continuidade do programa com a autorização de mais 600 castrações gratuitas para o ano de 2023. Serão contemplados com a esterilização, os animais que estão sob amparo de ONGs/Associações/Grupos de Proteção e/ou indicados por estas instituições e sob tutela de beneficiários de programas sociais. Após o procedimento, o anima deve ficar sob os cuidados do seu tutor.

As inscrições de pré-cadastro para esterilização gratuita de cães e gatos devem ser realizadas no endereço eletrônico: http://https//linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/,linhares.sislam.com.br/, no qual os cidadãos também devem acompanhar a solicitação.

“Desde que o programa foi lançado em 2021, Linhares começou a escrever uma nova história voltada para o bem-estar animal. Não é só castração, mas dignidade, garantia de direitos e reconhecimento da importância dos protetores de animais para a causa do bem-estar animal. Foi um programa construído com a ajuda da sociedade”, disse o prefeito Bruno Marianelli.

A diretora do programa de Bem-estar Animal da Prefeitura de Linhares, Renata Rosa, destacou a importância do programa para a saúde pública do Município.

“A castração proporciona o bem-estar animal, ao inibir a incidência de câncer e outras doenças do trato reprodutor de fêmeas e machos, o controle da procriação e principalmente diminuição da cadeia de zoonoses, tema de extrema importância para a saúde pública”, disse. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Programa de bem-estar animal de Viana completa 6 meses
Sábado é dia de evento de adoção de animais em Vitória
Mutirão de castração neste sábado em Jabaeté, Vila Velha
Cariacica Castra Legal: novas vagas para castração gratuita
Vila Velha abre vagas de cadastro para castração de animais
Cariacica oferece mais 600 vagas para castração de animais
Vitória atinge marca de 2700 castrações de animais em 2022
> Domingo (9) é dia de "Cãominhada Vix" na Praia de Camburi
Domingo (9) tem “cãominhada” e feira de adoção de pets
Programa É o Bicho! realiza mais de 80 castrações de animais

TAGS:
LINHARES | CASTRAÇÃO | CÃES | GATOS | INSCRIÇÕES