ESPORTE NACIONAL

Linhares vai sediar Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021

O público-alvo vão ser estudantes entre 7 e 17 anos, sendo 80% com e 20% sem deficiência.

Em 02/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Daniel Zappe/CPB

O objetivo do festival é promover a experimentação esportiva, não sendo obrigatório a criança ou adolescente praticar uma modalidade para participação.

Linhares é um dos 70 municípios brasileiros a sediar no próximo sábado, dia 4, o 3º Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021. O evento acontecerá das 8h às 12h, na sede da EEEM Emir de Macedo Gomes, no bairro Shell, e contará com a participação de 134 estudantes, nas modalidades vôlei sentado, basquetebol de cadeira de rodas e atletismo.

O público-alvo são estudantes entre 7 e 17 anos, sendo 80% com e 20% sem deficiência. O objetivo do festival é promover a experimentação esportiva, não sendo obrigatório a criança ou adolescente praticar uma modalidade para participação.

A pedagoga do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Jaqueline Duque, falou sobre a importância de o município sediar um festival de porte nacional e das pessoas prestigiarem os estudantes durante as oficinas, seguindo todos os cuidados de segurança da Covid-19.

“O esporte paralímpico tem sido uma importante porta de entrada no processo de inclusão das pessoas com deficiência, uma vez que evidencia a capacidade de aprendizagem e desenvolvimento daqueles que geralmente são marginalizados e invisíveis aos olhos da sociedade. Agradeço ao apoio e entusiasmo de sempre da nossa secretária de Educação Maria Olímpia Dalvi Rampinelli e a parceria, dedicação e o verdadeiro amor da professora Kelley Bonicenha, que não mede esforços para treinar e oportunizar experiências inesquecíveis aos nossos estudantes”, disse a pedagoga.

Aos estudantes da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação oferecerá transporte, pegando na porta da escola que ele estuda e retornando ao final do evento, todos os materiais e equipamentos para o protocolo de segurança para prevenção da Covid-19 e um lanche na chegada dos participantes.

O comitê oferecerá alimentação, água e uma camisa para os participantes. O diretor da EEEM Emir de Macedo Gomes, com base na Portaria nº 072-R da SEDU, cedeu o espaço da escola onde os jogos acontecerão.

Ao todo, 50 voluntários trabalharão no evento e vão receber camisas e certificado de participação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Quatro professores de Educação Física de Linhares e dois coordenadores, foram contratados para o evento: Patrícia Gilbert – Coordenadora da logística e Kelley Bonicenha – Coordenadora Técnica.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, comentou da alegria de sediar um evento como este.

“É uma honra para o município de Linhares sediar esse evento. Agradecemos a todos os colaboradores que se empenharam, porque é um festival diferenciado que exige muitos desafios para que ele aconteça. É um evento que conta com a participação de alunos com e sem deficiência e estamos torcendo para que seja um sucesso, praticando o verdadeiro conceito de inclusão social”, frisou a secretária.

O Festival é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do departamento Desporto Escolar, em parceria com Loterias Caixa e recebe apoio do Comitê de Desenvolvimento Social de Linhares. (Por  Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Flamengo vence o Ceará e adia o título do Atlético-MG
Após demissão de Renato Gaúcho, Fla define novo técnico
Botafogo vence o Brasil de Pelotas e é campeão da Série B
Flamengo derrota Internacional e segue na caça à liderança
Sul-Americana: Athletico-PR vence o Bragantino e é campeão
Flamengo vence o Corinthians com gol nos acréscimos
Conmebol suspende três árbitros por erros graves em jogos
Atlético-MG vence a 6ª seguida e faz contas para ser campeão
ES vai sediar Campeonato de Basquete em Cadeira de Rodas
Botafogo vence o Operário-PR e garante o retorno à Elite

TAGS: 
LINHARES | FESTIVAL PARALÍMPICO | LOTERIAS CAIXA | CPB | ESTUDANTES