CULTURA

Livro: Cinco fatos curiosos sobre a gênese da Mona Lisa

A pintura mais famosa do mundo recebeu ampla investigação da escritora Beatriz Zawislak. 

Em 22/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

A educadora Beatriz Zawislak apresenta dossiê completo sobre a criação da pintura mais famosa de todos os tempos.

Uma história tão enigmática quanto seu sorriso. A pintura mais famosa do mundo recebeu ampla investigação da educadora e escritora Beatriz Zawislak no presente ensaio sobre a obra-prima de Leonardo Da Vinci:  a Mona Lisa.

Concebido para que o leitor exerça o papel de detetive, o livro Mona Lisa e seus mistérios apresenta fatos pouco conhecidos do público, a partir dos quais a autora procurou estabelecer conjecturas sobre a gênese da pintura do Museu do Louvre, baseada em um conjunto de acontecimentos documentados.

 A ideia de escrever sobre Mona Lisa surgiu quando Beatriz viajou para conhecer Amboise, na França, em 2019. Naquele ano, celebravam-se os 500 anos da morte do gênio italiano e a cidade francesa fez uma exposição de réplicas das principais pinturas de Da Vinci, sepultado na localidade.

Desde a visita, Beatriz dedicou-se a escrever sobre a gênese do quadro, analisando, inicialmente, os três primeiros retratos de mulheres pintados por Da Vinci, antes de ele conceber a Lisa do Louvre. Conforme o leitor avança nas 118 páginas, descobre alguns fatos sobre a pintura, na maioria por vezes desconhecidos do grande público, como os cinco seguintes que a autora detalha:

Lisa Gherardini foi a musa inspiradora – A pintura corresponde ao retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de tecidos finos e que era membro do Conselho do governo de Florença, por volta do período 1503.

Mona Lisa tem um retrato oculto – O cientista francês Pascal Cotte descobriu que Leonardo da Vinci havia criado uma versão inicial da modelo na tábua de álamo, onde está pintada a atual Mona Lisa do Louvre, mas arrependeu-se e cancelou-a. Contudo, Pascal Cotte conseguiu recuperar essa versão cancelada.

Mona Lisa mais jovem - O retrato de Lisa foi observado em fase de pintura pelo então jovem pintor Rafael Sanzio que, ao visitar Da Vinci, fez um desenho de uma mulher mais jovem do que a Lisa do Louvre, com detalhes do que observara ter sido pintado por Leonardo, mas que não correspondem ao que se vê na pintura do Louvre; o desenho hoje pertence ao Louvre de Paris.

Primeira versão a Mona Lisa de Isleworth - Leonardo pintou de fato uma primeira versão do retrato em tela de linho, a Mona Lisa de Isleworth, com um simples esboço de paisagem atrás da modelo (semelhante ao desenho de Rafael) sendo essa versão compatível com a versão descrita pelo biógrafo de Da Vinci, Vasari (em 1550 e 1568).

Ficha Técnica:
Título: Mona Lisa e seus mistérios
Autora: Beatriz M. Mikusinski Zawislak
Editora: AGE
ISBN – Português:‎ 978-655863064-7
ISBN eBook – Português:‎  978-65-5863-063-0
ISBN eBook – Italiano: 978-65-5863-081-4
Páginas: 118
Formato: 23x16 cm
Preço: R$ 98,00 (impresso) R$ 44,50 (eBook)
Link de venda: Amazon

Sobre a autora:
Bacharel e Licenciada em Física pela UFRGS e Mestre em Educação – com ênfase no Ensino da Física –, pela Faculdade de Educação da UFRGS. Gaúcha de Porto Alegre, Beatriz Maria Mikusinski Zawislak centrou suas atividades docentes no Instituto de Física da UFRGS até a aposentadoria. Desde então, Beatriz tem aproveitado seu tempo para viajar, estudar italiano, ler e escrever pequenos textos em italiano, inclusive o presente livro, que em italiano encontra-se apenas na forma de eBook. (Por Amanda Neris - AsImp)

Leia também:

Derrubada do mastro de São Sebastião e São Benedito
Doctum reúne escritoras, no "Dia Nacional do Livro Infantil"
GRES Novo Império é a campeã do Carnaval de Vitória 2022
O vencimento do IPVA para os veículos leves já começou
Pescado é opção mais econômica para a Semana Santa
EUA: Várias pessoas são baleadas no metrô de Nova York
Procon-ES orienta sobre compra de ovos de Páscoa e pescados
Emitida primeira Nota Fiscal Eletrônica por MEI no Estado
Brasil concede 74 vistos para ucranianos em março deste ano
Crimes de feminicídio deixaram 2,3 mil brasileiros órfãos

TAGS:
LIVRO | MONA LISA | AUTORA | GÊNESE | FATOS | BEATRIZ