DIREITO EMPRESARIAL

Último dia da Flip tem Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves

15ª edição tem um único debate hoje e e tradicional leitura coletiva com convidados.

Em 30/07/2017 Referência JCC / g1

A 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) termina neste domingo (30) com um debate que deve marcar sua proposta de ser a mais negra e mais diversa de todas as edições do e vento.

São apenas duas mesas. Primeiro, um debate que reúne Ana Maria Gonçaves, autora de "Um defeito de cor" (Record) e Conceição Evaristo, ganhadora do Prêmio Jabuti e descrita como "uma das principais vozes da memória negra brasileira".

Marcado para o meio-dia, o debate se chama "Amadas". A proposta, segundo a organização, é prestar "um tributo a outras vozes femininas africanas e da diáspora negra, como Angela Davis, Audre Lorde, Carolina de Jesus, Josefina Herrera, Nina Simone, Noêmia de Sousa, Odete Semedo, Paulina Chiziane e Toni Morrison".

Na sequência, vem a tradicional mesa "Livro de cabeceira", na qual os convidados da edição leem trechos de obras marcantes para eles

Uma mesa a menos do que em 2016

Pelo segundo ano seguido, a Flip tem uma edição marcada por contenção de despesas e reduz o número de debates do último dia.

Em 2016, o evento havia fechado com programação mais magra e sem estrelas de grande alcance, diferentemente de anos anteriores.

Daquela vez, foram três mesas no domingo, uma a menos em relação a 2015 e 2014, quando participaram nomes como Leonardo Padura e Fernanda Torres.

Veja a programação restante da Flip 2017:

Domingo (30)

  • 12h: Mesa 17 – "Amadas". Com Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo.
  • 15h: Mesa 18 – "Livro de cabeceira". Autores convidados leem trechos de suas obras favoritas. Com Alberto Mussa, Ana Miranda, Djaimilia Pereira de Almeida, Patrick Deville, Paul Beatty, Scholastique Mukasonga e William Finnegan.

Flip 2017

Quando: de 26 a 30 de julho

Onde: Paraty (RJ)

(Foto: Divulgação/Flip)