ESPORTE NACIONAL

Luisa Stefani e Rafa Matos são campeões do Australian Open

A partida marcou a despedida de Sania Mirza, de 36 anos, das quadras de um Grand Slam.

Em 27/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jaimi Joy/Reuters

Brasileiros mostram força, derrubam experientes Sania Mirza e Rohan Bopanna e conquistam primeiro título totalmente brasileiro em uma disputa de duplas em um Grand Slam.

Luisa Stefani e Rafa Matos abriram o caminho para que o clichê fosse subvertido. Na noite desta quinta-feira, os dois tenistas fizeram história no Australian Open e conquistaram o primeiro título de uma dupla totalmente brasileira em um Grand Slam. Em um duelo de gerações, conseguiram se impor diante dos experientes Sania Mirza e Rohan Bopanna e venceram a final de duplas mistas em 2 sets a 0, parciais 7/6 (2) e 6/2.

É o sexto título do Brasil em duplas mistas em Grand Slams. Bruno Soares (Australian Open 2016 e US Open 2012 e 2014), Maria Esther Bueno (Roland Garros 1960) e Thomaz Koch (Roland Garros 1975) também alcançaram o feito. Ao somar todas as conquistas em duplas (mistas, masculinas e femininas), o Brasil, agora, tem 22 títulos de Grand Slams. Antes, porém, sempre numa parceria de brasileiro com tenista de outro país.

Antes de Luisa e Rafa levantarem o troféu em Melbourne, apenas Cássio Mota e Cláudia Monteiro haviam chegado a uma final de duplas mistas em um Grand Slam. Foi em Roland Garros, em 1982. Os dois, no entanto, perderam para o britânico John Lloyd e a australiana Wendy Turnbull.

Não foi um duelo fácil. Os dois tenistas jogaram pela primeira vez como dupla neste ano, na United Cup, torneio entre países. Desde então, somam sete vitórias e nenhuma derrota.Do outro lado, no entanto, tinham uma dupla experiente, com um currículo recheado de títulos.

Na noite de quinta, Stefani e Matos dividiram momentos de protagonismo e abriram o caminho para o título em Melbourne. Rafa, de 27 anos, decidiu em 2022 se dedicar totalmente ao circuito de duplas. Hoje, é o melhor brasileiro no ranking da ATP, em 29° lugar.

- Luisa, obrigado por essas últimas semanas. Na verdade, por esse início de ano. É muito especial jogar e vencer com você. Nós trabalhamos muito bem nessas duas últimas semanas. Estávamos muito focadnos no que queríamos. Estou muito, muito feliz com esse momento. É um sonho que se realiza. Não tenho palavras para descrever. Muito feliz com isso - disse Rafa.

Luisa, por sua vez, alcança mais uma façanha no currículo. Aos 25 anos, a medalhista olímpica disputou, na Austrália, seu primeiro Grand Slam desde a grave lesão no ligamento do joelho direito. Ficou mais de um ano afastada das quadras. Retornou em setembro e enfileirou três títulos de nível WTA antes de chegar a Melbourne: Chennai e Guadalajara, no ano passado, e Adelaide, antes do Australian Open.

- Quando ele me chamou para jogar as duplas mistas, foi uma grande motivação para continuar me esforçando para voltar. E hoje estamos aqui. É um sonho se realizando - disse Luisa.

Bolso cheio

Nas duplas mistas, não há pontuação para o ranking em jogo. No entanto, vale (muito) dinheiro. A premiação deve ser dividida entre os dois atletas. Enquanto nas disputas masculinas e femininas a premiação varia entre 21 mil dólares até 479 mil para os campeões, nas duplas mistas é um pouco mais baixo. Mesmo assim, a vitória de Luisa Stefani e Rafael Matos rende aos dois uma premiação 157 mil dólares (cerca de R$ 797 mil).

Brasileiros nas outras finais

O Brasil ainda teve a chance de conquistar mais dois títulos em Melbourne. João Fonseca, ao lado do belga Alexander Blockx, acabou com o vice no juvenil de duplas masculinas. Eles, cabeças de chave 1 do torneio, perderam a final para os americanos Tien e Williams por 2 sets a 0, parciais 6/4 e 6/4. Além dele, Ymanitu Silva fez a final da categoria quad de cadeira de rodas, para atletas que também têm deficiência nos membros superiores. Ao lado do sul-africano Donald Ramphadi, acabou levando a pior para os holandeses Schroder e Vink por 2 sets a 0, parciais 6/1 e 6/3.

Despedida

A partida marcou a despedida de Sania Mirza, de 36 anos, das quadras de um Grand Slam. Uma das grandes duplistas das últimas duas décadas, a indiana já ocupou a liderança do ranking e somou 43 títulos de WTA, três Grand Slams nas duplas e três Grand Slams nas duplas mistas. Seu primeiro Grand Slam foi justamente no Australian Open, em 2005.

1° set - Stefani/Matos sofrem, mas largam na frente

Mirza e Bopanna tentaram pressionar no início do jogo. Com o saque no primeiro game, fizeram das subidas à rede seu principal ataque. Stefani e Matos, porém, não se intimidaram. Logo de cara, chegaram à quebra. Na sequência, Matos levou a melhor na troca de fundo com Bopanna, e a dupla brasileira abriu 2/0.

Mas os rivais não demoraram a voltar à briga. No terceiro game, confirmaram seu serviço. Logo na sequência, devolveram a quebra e deixaram tudo igual. A virada veio logo depois, marcando 3/2 no placar. A dupla brasileira sofreu, mas conseguiu confirmar seu serviço no sexto game.

O momento, porém, era dos rivais. Bopanna, depois de um início ruim, passou a devolver com maestria. Luisa, por outro lado, caiu de rendimento. Em uma devolução de Mirza em cima de Matos, a parceria indiana chegou a uma nova quebra, abrindo 5/3. Só que os brasileiros deram a resposta de forma imediata. Stefani voltou ao seu melhor e liderou a dupla à quebra.

Luisa e Rafael chegaram a ser ameaçados no game seguinte, mas conseguiram confirmar o serviço para deixar tudo igual em 5/5. As duas duplas confirmaram seus serviços seguintes e forçaram o tie-break no set. E os brasileiros souberam se impor logo de cara. Abriram 3/0, contaram com os erros dos rivais e fecharam em 7/6 (2).

2° set - Brasileiros se impõem e ficam com o título

Os brasileiros mantiveram o ritmo na volta à quadra e confirmaram o primeiro serviço. Mirza e Bopanna fizeram o mesmo na sequência. Stefani e Matos tiveram trabalho, mas conseguiram abrir 2/1. A primeira quebra veio logo depois. Em um belo ponto decisivo, Rafa e Luisa abriram 3/1 no set.

Os dois fizeram 4/1 na sequência e se aproximaram da vitória. Bopanna e Mirza, porém, quiseram lutar. Experientes, tentaram pressionar os brasileiros ao erro, mas não conseguiram evitar a queda. No fim, Stefani mostraram força para garantir o título em 6/2 com um smash de Luisa Stefani.  (Por Redação do GE)

Leia também:

Bolsa Atleta 2023: inscrições abertas para todas as faixas etárias
Arena Verão: finais da Copa Vitória acontecem nesta quarta
Governo ES inaugura revitalização de campo Bom de Bola
São Mateus: futevôlei abre edição dos jogos de verão Guriri
Programação com atividades orientadas segue em Cachoeiro
Domingo de altas temperaturas na Arena de Verão em Vitória
Alunos do ES se classificam para o Brasileiro de Atletismo
Campeonato Altinha das Comunidades acontece em Vitória
Aulas gratuitas de frescobol e futebol de travinha em Linhares
Manguinhos recebe a 2ª edição do festival ginga de verão

TAGS:
TITULO | LUISA | RAFA | AUSTRALIAN OPEN | SANIA MIRZA