POLÍTICA INTERNACIONAL

Lula defende que países trabalhem pela paz na Ucrânia

Lula defende que a Otan, União Europeia e Estados Unidos trabalhem pela paz na Ucrânia.

Em 24/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Ricardo Stuckert/PR

O presidente procurou esclarecer a posição brasileira em relação à guerra na Ucrânia afirmando que o Brasil não tem posição ambígua. 

Em entrevista à agência de rádio e televisão de Portugal ( RTP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é fundamental que os países trabalhem em um plano de paz que consiga levar à mesa de negociação os líderes russos e ucranianos, com o apoio dos Estados Unidos, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia (UE).

O presidente procurou esclarecer a posição brasileira em relação à guerra na Ucrânia afirmando que o Brasil não tem posição ambígua. 

"Eu não sei quem interpreta isso dessa forma. o Brasil tem uma posição clara: condena a Rússia por invadir o espaço territorial da Ucrânia, ponto". Acrescentou que o país não quer "é se alinhar à guerra, o Brasil quer se aliar a um grupo de países que trabalhem para construir a paz".

"Se toda a gente se envolve diretamente na guerra, a pergunta que eu faço é a seguinte: quem é que vai conversar sobre paz? Quem é que vai conversar com os governos que estão em guerra para discutir a paz? Quem é que vai dar esse passo?", questionou Lula, reafirmando a importância de formar um grupo de países que trabalhe para por fim ao conflito.

"É preciso construir uma narrativa que convença Putin e Zelensky de que a guerra não é a melhor maneira para resolver os problemas. A Otan, os Estados Unidos e a União Europeia devem "começar a falar em paz e a discutir a questão".

Polêmica

O tema da guerra e declarações recentes do presidente provocaram polêmica nos dias anteriores à visita de Lula a Portugal. Lula disse que as pessoas têm direito de opinião em uma democracia e que ele se limita a cumprir uma visita a um país-irmão com quem o Brasil tem relações privilegiadas.

"Em Portugal, há também certa polarização com um lado mais extremista de direita com os outros partidos, mas eu não tenho nenhum problema, não vim aqui para entrar na polêmica com o Parlamento português. Vim para cumprir uma agenda e as pessoas não são obrigadas a gostar do Lula, não são obrigadas a gostar do presidente do Brasil".

Período de prisão

Na entrevista à RTP, o presidente falou também sobre o período que passou na prisão após a condenação a nove anos e seis meses (mais tarde 12 anos e um mês) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal envolvendo um triplex no Guarujá, em São Paulo. Ele disse que foi um tempo de preparação para o regresso à vida política.

"Fui vítima da mais grave mentira já contada na política brasileira, uma tentativa de me tirar da eleição [presidencial], conseguiram me tirar da eleição", lamentou o presidente. referindo-se ao processo de corrupção que determinou a sua detenção por um período de 17 meses, acrescentando que nesse período aproveitou para fazer um exercício de paciência, de consciência. 

"Para me preparar porque tinha muita certeza de que ia voltar a ser presidente da República, e eu tinha essa vontade porque era preciso consertar o Brasil".

"O Brasil que tínhamos construído em três mandatos e meio do PT, com a maior inclusão social da história, tudo isso foi desmontado. Então, eu tinha de reconstruir isso e estou fazendo", afirmou Lula.

Maioria parlamentar

O presidente admitiu a ausência de uma maioria parlamentar, mas destacou a importância da "arte de conversar" e da capacidade de extrair desse diálogo o que é melhor para o povo brasileiro. Para ele, o contrário dessa capacidade de negociar "é uma barbárie antidemocrática" em que se caminha para "um pensamento fascista e autoritário" típica dos negacionistas da política.

"Nós não podemos negar a política" porque "a política é a arte do exercício da democracia e é importante sermos capazes de negociar com os que pensam o contrário".

Diálogo

Sobre a situação no Brasil, ele apontou o caminho do diálogo que combata a polarização e possa "fazer do brasileiro aquele povo generoso que sempre foi, que gosta de música, que gosta de futebol, que gosta de ser alegre, que gosta de ser educado e que perdeu isso por causa de um presidente fascista que governou o país durante quatro anos".

Combate à fome

Segundo o presidente, seu grande projeto político baseia-se numa ideia simples, ainda que difícil de realizar: que todos os brasileiros possam fazer três refeições por dia.

Ao ser questionado sobre a forma como pretende acabar com a fome no Brasil, sendo que atualmente 33 milhões de pessoas se encontram nessa situação, ele disse que a questão é solucionar o problema do dinheiro - que é mal distribuído no orçamento. 

"Cuidar dos pobres é investimento, aumentar o salário mínimo é investimento".

Sobre o perigo de aumentar a dívida, Lula lembrou o seu passado, em que provou que era capaz de fazer as coisas sem criar problemas. 

"Responsabilidade nós temos e vamos colocar em prática", assegurou. (Agência Brasil)

Leia também:

Acordo do Mercosul-UE pode ser fechado neste ano
Brasil e Portugal assinam acordos na área de Direitos Humanos
Em Londres, Renato Casagrande apresenta o potencial do ES
Lula e Xi Jinping assinam 15 acordos de parceria em Pequim
Em Abu Dhabi, Lula negocia acordos comerciais e climáticos
Brasil e China assinam termos para a nova industrialização
Existe desejo grande da China de investir no Brasil, diz Haddad
Lula quer relançar parceria com China em mais de 20 acordos
Lula é convidado para cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão
Economia do Mar: Espírito Santo busca referência da Noruega
Presidente Lula visita a China com delegação de empresários

TAGS:
LULA | PAÍSES | PAZ | UCRÂNIA | EUA