POLÍTICA NACIONAL

Lula desafia Jair Bolsonaro: inaugurou, mas a obra é do PT

Ex-presidente espera que o atual presidente admita que obra foi iniciada no governo do PT

Em 10/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Antonio Cruz e Valter Campanato/Agência-Brasil / Estadão

Bolsonaro está no Rio Grande do Norte para entregar partes da obra, em especial o Eixo Norte 3, que trouxe as águas da transposição à população potiguar.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, 9, que espera que o presidente Jair Bolsonaro "tenha a coragem" de dizer que foi o petista quem começou as obras da transposição do rio São Francisco.

"Espero que Bolsonaro tenha a coragem de dizer que está inaugurando, mas quem começou a obra foi o presidente Lula. Ele (Lula) teve a coragem que os nossos governantes no passado não tiveram. Ele fez o que D. Pedro não fez, Marechal Deodoro não fez, que os militares não tiveram coragem de fazer", disse o petista em entrevista à Rádio Clube, de Pernambuco. 

Bolsonaro está no Rio Grande do Norte para entregar partes da obra, em especial o Eixo Norte 3, que trouxe as águas da transposição à população potiguar. O presidente iniciou por Estados do Nordeste ontem para acompanhar avanços da transposição.

Na terça-feira, Bolsonaro esteve em Salgueiro, Pernambuco, para visitar uma usina de bombeamento da transposição, inaugurada na cidade.

Nas redes sociais, Lula divulgou conteúdos lembrando o começo das obras de transposição, que ocorreram em 2007, durante o segundo mandato do petista.

"As obras no Velho Chico eram estudadas já no Brasil Império, mas foi só em 2007 que a ideia começou a sair do papel", diz uma publicação do Instituto Lula, recompartilhada nos perfis do ex-presidente.

Federação

Na mesma entrevista, Lula disse ser simpático à federação. O petista acredita que o partido precisa trabalhar em aliança com outros grupos de esquerda e não se isolar.

"Estou mais preocupado com a fotografia do PT. Eu acho que o PT tem que entrar na federação porque se todos os partidos entrarem e o PT ficar de fora, vai passar a ideia de soberba", disse.

O PT estuda a formação de uma federação com o PSB. O presidente nacional pessebista, Carlos Siqueira, afirmou que a formação como possível até o dia 2 de abril, prazo máximo para o Tribunal Superior Eleitoral validar a formação para a disputa eleitoral em 2022. O Supremo Tribunal Federal ainda vai decidir se amplia tal prazo e mesmo se libera em definitivo as federações, contestadas em ação do PTB. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

"Cabeça chata": Bolsonaro volta a usar termos pejorativos
Moraes autoriza PF a usar provas de inquéritos de Bolsonaro
Centrão quer emplacar Tereza Cristina como vice de Bolsonaro
> TCU vai investigar uso de cartão corporativo de Bolsonaro
Jair Bolsonaro oficializa reajuste de 33,23% para professores
Jair Bolsonaro diz que a sua viagem à Rússia está mantida
Servidores da Anvisa e petista pedem retratação de Bolsonaro
Bolsonaro diz ter sido orientado a ignorar decisão de Moraes
Prisões da PF por corrupção têm menor patamar em 14 anos
Bolsonaro volta a atacar a segurança das urnas eletrônicas
PF conclui que presidente não cometeu crime no caso Covaxin

TAGS:
BOLSONARO | LULA | PRESIDENTE | PT | RIO SÃO FRANCISCO