POLÍTICA NACIONAL

Lula e Bolsonaro travarão tenso segundo turno nas eleições

Lula lidera votação com 48,24% dos votos válidos e Bolsonaro tem 43,36% dos votos válidos.

Em 02/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo/G1

O resultado indica que o trabalho do petista Lula para atrair o voto útil e definir a disputa já neste domingo ficou longe de ser suficiente.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado na eleição presidencial deste domingo (02), mas disputará um tenso segundo turno com o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que superou o estimado pelas principais pesquisas de opinião e ficou a apenas 4,88 pontos de distância do ex-presidente.

Com 99,20% das seções eleitorais apuradas, Lula lidera a votação deste domingo com 48,24% dos votos válidos, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que não é mais matematicamente possível que ele consiga chegar aos 50% necessários para garantir sua eleição na primeira rodada. Bolsonaro tem 43,36% dos votos válidos.

O resultado indica que o trabalho do petista para atrair o voto útil e definir a disputa já neste domingo ficou longe de ser suficiente, enquanto a estratégia do candidato à reeleição de atacar duramente o adversário nos últimos dias conseguiu manter aberta a disputa.

Os números não só de Bolsonaro como de seus apoiados para o Senado mostram uma arrancada final do força política do presidente, aumentando a pressão sobre as principais pesquisas de opinião, que projetavam vantagem de Lula e aliados.

As próximas semanas devem registrar uma disputa bastante acirrada, ainda mais agora quando, definitivamente, todas as atenções estarão centradas em Bolsonaro e Lula.

De cara, o petista deve tentar buscar os votos dos eleitores de candidatos derrotados, uma vez que o adversário no segundo turno é o atual presidente. Os alvos preferenciais devem ser os eleitores de Ciro Gomes (PDT) –que tem nesse momento 3,05% dos votos válidos– e de Simone Tebet (MDB) –que tem 4,21%.

Apesar das críticas ferrenhas a Lula durante a campanha, Ciro Gomes já se pronunciou e pediu “tempo” para definir seu posicionamento no segundo turno.

Já Bolsonaro ganha combustível para mobilizar ainda mais sua fiel militância. O presidente vinha desacreditando os institutos de pesquisas, dizendo preferir o “datapovo”.  (Por Pedro Fonseca e Flavia Marreiro -  REUTERS - https://istoe.com.br/author/reuters/)

Leia também:

"Eleição importante": Lula vota em São Bernardo do Campo
Eleições: Três estados brasileiros pode influir no futuro do País
Eleições: saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo
Eleições: confira prazos previstos pelo TSE até o 1º turno
Bolsonaro diz que não houve atraso na vacinação da Covid
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira
Tebet e Soraya se destacam em debate; Kelmon "vergonhoso"
TSE identifica R$605 mi em transações suspeitas de campanhas
TSE: Mais de 440 candidatos declararam ter alguma deficiência
Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina na quinta

TAGS:
ELEIÇÕES | ELEITORES | LULA | BOLSONARO | HADDAD | VOTO | 2º TURNO