POLÍTICA NACIONAL

Lula lidera corrida presidencial e vence no 1º turno, diz Ipec

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece mais de 20 % à frente de Bolsonaro.

Em 23/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS/Nacho Doce - Foto: Reuters

Pesquisa do Instituto Ipec divulgada ontem (22), aponta que o ex-presidente teria pontos percentuais à frente de Bolsonaro se as eleições fossem hoje.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece mais de 20 pontos porcentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em pesquisa sobre as eleições presidenciais realizada pelo instituto Ipec e divulgada ontem (22). Nas duas simulações pesquisadas, Lula supera todos os outros virtuais candidatos a presidente da República somados, o que o levaria a vencer no primeiro turno se o pleito fosse hoje, segundo o levantamento divulgado pela TV Globo.

No primeiro cenário, Lula tem 48% ante 23% de Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, à frente do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 3% e está empatado com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), também com 3%. Votos em branco e nulos somam 10% e não sabem ou não responderam, 4%.

Outro cenário

No segundo cenário, Lula tem 45% e Bolsonaro 22%. Nesta sondagem, Ciro aparece com 6%, um ponto porcentual à frente do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro (sem partido), que tem 5%. O jornalista José Luiz Datena (PSL) vem em seguida, com 3%, e Doria aparece com 2%. Mandetta e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), estão empatados com 1%. Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Simone Tebet (MDB-MS) não pontuaram. Votos em branco e nulos somam 9% e não sabem ou não responderam 5% dos entrevistados. Neste cenário, Lula aparece no limite da margem de erro para vencer em primeiro turno se as eleições fossem hoje.

A pesquisa do Ipec foi realizada de 16 a 20 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Câmara aprova MP que altera regras de fundos constitucionais
TSE vai investigar se atos de 7 de setembro foram financiados
PGR pede suspensão de MP que altera Marco Civil da Internet
Era preciso tranquilizar o país, fiz o meu papel, diz Temer
Bolsonaro diz que não quis agredir Poderes e elogia Moraes
Partidos tentam frente suprapartidária com Lula e FHC
Fux sobe tom e cita crime de responsabilidade de Bolsonaro
Presidente da Câmara pede pacificação entre os poderes
Vice-presidente visita Amazônia na companhia de embaixadores
Barroso pede eleição livre e que não haja volta ao passado
Jair Bolsonaro diz que STF pode sofrer o que não queremos

TAGS: 
LULA | BOLSONARO | ELEIÇÕES | ELEIÇÕES | PESQUISA | IPEC | INSTITUTO | POLÍTICA