CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Luz, ciência e vida marcam atividades da 12ª Semana de C&T, no ES.

A cerimônia de abertura ocorreu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Em 26/10/2015 Referência JCC

Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, foi oficialmente aberta, na manhã segunda-feira (26), a 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que este ano será realizada até a  próxima quinta-feira, dia 29, com uma série de atividades, a maior parte, concentradas no Colégio Estadual Vasco Coutinho, em Vila Velha. 

 A cerimônia de abertura ocorreu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, e contou com as presenças do governador do Estado, Paulo Hartung; do secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Guerino Balestrassi; do secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha; do reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Reinaldo Centoducatte; do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Dênio Rebelo, e do representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Douglas Falcão, entre outras autoridades. 

O governador do Estado, Paulo Hartung, destacou a importância da pesquisa e da inovação no atual cenário estadual e nacional. “Vivemos um momento desafiador, mas não podemos perder o foco daquilo que é estratégico. A crise não pode nos tirar a capacidade de enxergar objetivos estratégicos como o desenvolvimento tecnológico. A Semana de Ciência Tecnologia tem o papel de estimular e expandir o universo dos jovens para a pesquisa e inovação”, enfatizou. 

Durante seu discurso, Paulo Hartung também falou do potencial de desenvolvimento para o Estado. “Por muito tempo, o Espírito Santo baseou sua economia em monocultura e isso só começou a mudar nas últimas décadas e, mais recentemente, com as descobertas de Petróleo. Precisamos avançar na diversificação da nossa base econômica, não só atraindo novos investimentos ligados ao conhecimento e a inovação, como também na formação de mão de obra qualificada. Queremos fazer do Espírito Santo uma luz para iluminar bons caminhos para o país”, concluiu o governador. 

Já o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Guerino Balestrassi, além de enfatizar a importância do evento, destacou o trabalho de sua pasta no desenvolvimento do Estado. “Nosso desafio é transformar ideia em negócio, que por fim, vai gerar emprego e renda para o Estado. É na integração deste ciclo que estamos atuando”, disse o secretário. 

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, afirmou que o Governo do Estado está engajado e comprometido com o fomento da Ciência e da Inovação. “Desde a infraestrutura das escolas, que hoje contam com laboratórios, até o estimulo ao envolvimento e a participação dos estudantes nas atividades, passando pela capacitação de professores”. Como exemplo, o secretário citou o Projeto Escola Viva.  

A programação da 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia conta com a realização de atividades lúdicas, cursos e oficinas, shows culturais, exibição de filmes, estandes científicos, experimentos didáticos, observações do céu e sessões de planetário. A grade completa pode ser acessada no site da Sectti: www.sectti.es.gov.br. O tema central da Semana, ‘Luz, Ciência e Vida’, é uma homenagem ao ano internacional da luz (2015), declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Homenagens

A cerimônia de abertura da 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia também contou com a realização de homenagens a personalidades e entidades destaques nas áreas da educação, da ciência, da pesquisa e da inovação no Estado. 

Entre eles, o professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e um dos idealizadores da incubadora de empresas de base tecnológica, a Tec Vitória, o inovador Álvaro Abreu; e as trigêmeas Fábia, Fabiele e Fabíola Lotério,  que conquistaram as melhores notas do Espírito Santo na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Também foram homenageados o professor e diretor do Centro de Ciências Exatas da Ufes, Armando Biondo; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer), Luiz Alberto de Souza Carvalho; a equipe de pesquisadores do Projeto Juçara, do Incaper e Ifes, e a empresa Aplysia, entre outros.

Secom/ES