CIDADANIA

Maio Amarelo: Vitória faz ações para trânsito mais humano.

Ponte da Passagem vai receber iluminação especial durante a campanha.

Em 27/04/2016 Referência JCC

Em Vitória, o tom amarelo ganha destaque no mês de maio para chamar a atenção para um trânsito mais humano. Em parceria entre diversas entidades, serão desenvolvidas ações de cultura da paz no trânsito para, assim, reduzir lesões e mortes causadas por acidentes.

A abertura das ações do Maio Amarelo na capital será nesta segunda-feira (2), às 13 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória. Haverá apresentação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, da ONG Avalanche (Missões Urbanas), Teatro de Bonecos da Guarda Municipal de Vitória e palestras de especialistas. Veja a programação.

Entre os convidados, estão a coordenadora nacional do Programa Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde, Cheila Marina Lima, do diretor-geral do Detran-ES, Romeu Scheibe Neto, e do engenheiro da Prefeitura especialista em Transporte Leonardo Leal Schulte, além de outras autoridades.

Ações

Haverá atividades durante todo o mês. Veja a programação. Monumentos e prédios da capital vão ganhar iluminação amarela, como Ponte da Passagem, torres de TV de Jesus de Nazareth, Palácio Municipal, relógio da praça 8, Monumento dos Imigrantes, Terceira Ponte, escada do Teatro da Ufes e Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória.

Ainda serão realizadas palestras em escolas e blitze educativas em pontos estratégicos da cidade.
Entre as principais ações, estão uma simulação de atendimento a múltiplas vítimas de trauma em acidentes, em parceria com o Samu 192 e o lançamento do projeto Escola Segura no Trânsito da Vida, com a palestra “Importância, forma e conteúdo da educação para o trânsito na Educação Básica, conforme as diretrizes nacionais da educação para o trânsito”, no dia 10 de maio.

Violência

“A violência no trânsito já é considerada uma epidemia de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde. Por isso, o Ministério da Saúde lançou, em 2010, o Programa Vida no Trânsito, com o objetivo de desenvolver ações de promoção da saúde e cultura de paz no trânsito, gerando oportunidades de colaboração e coordenação conjuntas da saúde com outros setores, governamentais e não-governamentais”, explicou a gerente do Projeto Vida no Trânsito de Vitória, Jacira dos Anjos Pereira.

Histórico

Registros tabulados nos dois serviços urgência e emergência do município nos anos de 2014 e 2015 ratificam a preocupação do Ministério da Saúde com a violência no trânsito.

Tipos de ocorrências atendidas PA da Praia do Suá PA de São Pedro
2014 2015 2014 2015
Atropelamentos 1 3 8 21
Motociclistas 13 11 60 95
Ciclistas 10 13 19 15
Outros 5 2 4 8
Total 29 28 91 139

* Fonte: PMV/SEMUS/REDE BEM ESTAR

Já o Samu 192 registrou em Vitória um total de 1973 ocorrências em 2014 e 1592 em 2015.

Causas

Segundo Jacira Pereira, levantamento realizado pela Subcomissão de Análise de Dados dos Acidentes Graves e Fatais do Programa Vida no trânsito de Vitória revelou que as principais causas são excesso de velocidade, atitude imprudente do pedestre e direção perigosa do motociclista. As vítimas mais vulneráveis são os pedestres, com destaque para população idosa.

"As lesões causadas pelo trânsito são um problema provocado pelo ser humano que podem ser previstas e prevenidas por intervenções de segurança no trânsito. Uma análise racional dos fatores de risco e das causas das colisões entre veículos, além de atropelamentos, é fundamental para subsidiar intervenções que previnam as colisões, bem como suas consequências, que são as lesões e as mortes. A segurança no trânsito deve ser compreendida como uma responsabilidade multissetorial e de saúde pública", defendeu Jacira.

Fonte: SECOM-PMV