CIDADE

Maio Laranja: Santo Antônio recebe ações de conscientização

Atividade faz parte das ações de mobilização promovidas pela Secretaria de Assistência Social

Em 18/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, ressaltou que a mobilização é mais um esforço coletivo de todos os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na garantia do direito de toda criança e adolescente.

A feira de Santo Antônio esteve diferente nesta quarta-feira (17). O tradicional burburinho dos feirantes foi substituído pelo som de acordes e mobilização dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) Vitória, crianças, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência que fizeram uma caminhada pelo local para chamar atenção para o combate à violência e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Para o feirante Jean Lucas, o trabalho das equipes merece total apoio de todos.

"Essa movimentação é muito importante, porque as crianças e adolescentes são o futuro de qualquer nação. Temos que defender e proteger", disse ele.

A autônoma Andréia Brandão, que estava na feira com o filho Caleb (5), disse que a iniciativa era extremamente importante.

"É preciso falar para conscientizar a população. Com a correria do dia a dia muitas famílias não dão a devida importância ao assunto".

"É preciso ficar atento para proteger nossas crianças", alertou ela.

A feirante Maria Izabel da Silva Inácio, que tem uma filha de cinco anos, fez questão de pegar os cataventos e margaridas (símbolos da campanha) para levar para casa e entregar para a criança.

"Os objetos são bonitos, chamam atenção. Vou aproveitar na hora de entregar para conversar com ela", comentou Maria Izabel.

A dona de casa Rosa Silva disse que estava feliz em ver a mobilização na feira.

" É um assunto importante que deve ser, inclusivo, compartilhado nas redes sociais para ampliar a rede de proteção de todas as crianças e adolescentes", falou ela.

A atividade faz parte das ações de mobilização promovidas pela Secretaria de Assistência Social (Semas) nessa semana que marca o Dia de Enfrentamento e Combate a Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes - que tem como marco o assassinato da menina Araceli, em 1973.

Na feira de Santo Antônio, participaram trabalhadores e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Antônio, do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), Nispi Santo Antônio, Centro de Vivência I e III, Cajun Caratoira, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Memorial Araceli

A maior ação da Semas será nesta quinta-feira (18), em frente ao Memorial Araceli, localizado no final da Praia de Camburi, das 16 as 19 horas. O evento vai marcar os 50 anos do assassinato de Araceli. No local, acontecerão abordagens a motoristas e pedestres, apresentação do coral Encantar, oficina "corpo em Movimento" ( do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos para pessoa idosa de Jardim Camburi). Além de contar com a participação dos adolescentes do
Serviço de Convicência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Continental.

De acordo com a gerente de Proteção Social de Média Complexidade Fabíola Calazans, a ação visa destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, ressaltou que a mobilização é mais um esforço coletivo de todos os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na garantia do direito de toda criança e adolescente.

"O direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida livre do abuso e da exploração sexual", enfatizou a secretária.

Cintya acrescentou que a data é muito importante para dar visibilidade às ações, mas enquanto Assistência Social e sociedade precisamos trabalhar todos os dias para proteger nossas crianças e adolescentes. (Secom/PMV)

Leia também:

Parque Moscoso comemora 111 anos com festa especial
Prefeitura da Serra reforça a segurança com viaturas e armas
Número de empresas abertas em Vila Velha aumenta 173%
Moradores de Anchieta recebem uma quadra reformada
Guarda Municipal aborda 135 condutores no Centro de Vitória
Procon Serra promove Blitz em comemoração aos 22 anos
> ​Construção civil busca mão de obra em VV para serviços
Desfile cívico-militar de Vila Velha vai contar com mil alunos
Serra: Comunidade de São Marcos II vibra com novo Cmei
Anchieta entrega nesta segunda (15) quadra reformada
Vila Velha realiza leilão de bens inservíveis no próximo mês

TAGS:
VITÓRIA | SANTO ANTÔNIO | FEIRA | MAIO LARANJA | CONSCIENTIZAÇÃO