SAÚDE

Maiores criadouros da dengue estão em residências, diz estudo

Estudo da Vigilância Epidemiológica de Vitória mostra que os principais riscos estão nas casas.

Em 13/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

Os agentes de combate à endemia da Vigilância Epidemiológica de Vitória fazem visitas rotineiras às residências e alertam que os moradores devem monitorar os locais que podem acumular água em suas casas.

Vasinhos de plantas, calhas, ralos abertos, caixas ou tonéis de água destampados, lixo mal acondicionado. Segundo os últimos estudos, de monitoramento sobre o mosquito Aedes aegypti, esses são os principais criadouros desse inseto, responsável por transmitir os vírus da dengue, da zika e da chikungunya.

Em comum a todos esses criadouros estão as residências das pessoas, indicando que muitos hábitos, aparentemente inofensivos, na verdade são decisivos para a presença ou não de mosquitos em casas e regiões.

Para a gerente de Vigilância em Saúde de Vitória, Geane Sobral, esses dados mostram a importância da população no combate ao mosquito e aos vírus, especialmente na fase em que o inseto ainda não é adulto.

"Toda a população precisa criar o hábito de monitorar os locais que podem acumular água, seja em casa ou no trabalho. Sem os criadouros para se proliferar, conseguimos reduzir muito a incidência de mosquito em nosso meio. Isso porque, enquanto o fumacê atua de forma pontual e passageira, o monitoramento contínuo de possíveis criadouros se torna uma ação mais eficiente", explica Geane.

Ações

Para enfrentar o mosquito e diminuir a incidência dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém o serviço de fumacê, permanentemente, em várias regiões da capital, além de realizar diversas visitas domiciliares com os agentes de combate às endemias e monitoramento de bueiros e charcos na cidade.

No primeiro mês deste ano, a Vigilância Epidemiológica de Vitória confirmou 1.465 casos de dengue e 96 de chikungunya. A Semus ressalta que os munícipes podem agendar uma visita do agente em dia e horário predeterminado por meio do Fala Vitória 156.

Prevenção

A principal forma de combater os vírus da dengue, zika e chikungunya é por meio do combate ao mosquito. Desta forma, a eliminação dos focos do Aedes aegypti é a maneira mais eficaz de prevenir o problema. Para ajudar nessa tarefa, a população pode utilizar um checklist para conferir semanalmente se sua residência está livre do mosquito.

Leia também:

Serra abre agendamento on-line para vacinação de crianças
​> Pela 1º vez, Brasil não registra morte por covid em 24 horas
Cachoeiro: Novo aparelho de raio-X moderniza atendimento
Fevereiro Laranja orienta sobre leucemias e doação de medula
Zé Gotinha vai incentivar a vacinação no Sambão do Povo
Espanha detecta um caso atípico de doença da vaca louca
Proibida a venda de todas as pomadas para trançar cabelos
Sextou com agendamento online para vacina em Vila Velha
Serra abre agendamento para vacinação nesta sexta-feira (10)
Cariacica abre agendamento para vacinação de crianças
Carnaval: Saúde de Vitória fará ação de prevenção às IST

TAGS:
VITÓRIA | DENGUE | CRIADOUROS | RESIDÊNCIAS | VIGILÂNCIA