SAÚDE

Mais de 1.400 procedimentos no Dia D do Outubro Rosa

Esse é o resultado do Dia D do Outubro Rosa, que foi ofertado pela Prefeitura de Vila Velha

Em 11/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

A campanha do Outubro Rosa, além de oportunizar a realização de diversos procedimentos para as mulheres, busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Mais de 1.400 procedimentos de saúde em mulheres foram realizados nas cinco Unidades de Saúde da Região 5 no último sábado (9). Alguns dos procedimentos foram: coleta de preventivo, encaminhamento de mamografia, atualização do cartão vacinal, consulta de enfermagem e médica. Esse é o resultado do Dia D do Outubro Rosa, ofertado pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha do Outubro Rosa, além de oportunizar a realização de diversos procedimentos para as mulheres, busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Só dos dois exames considerados os mais essenciais para o diagnóstico, o Preventivo e o encaminhamento para a mamografia, foram realizados mais de 400 no primeiro Dia D da campanha. Além disso, aconteceram também rodas de conversa e momentos de beleza, com maquiagem, escova de cabelo e outros cuidados.

Outros dois “Dia D” do Outubro Rosa serão realizados aos sábados pela Prefeitura. No dia 23 de outubro para as Regiões 3 e 4, e no dia 30, para as Regiões 1 e 2. Os serviços ofertados serão: solicitação de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, orientações sobre a prevenção do câncer de mama, coleta de Preventivo, acompanhamento e pesagem do Bolsa Família e orientações sobre o combate ao tabaco e alimentação saudável.

As Unidades Municipais de Ensino Fundamental que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também irão receber ações nesse formato durante o mês. Todas as alunas acima de 18 anos poderão agendar o exame ginecológico preventivo e, para quem tem mais de 50 anos, o agendamento de Mamografia também será disponibilizado. A primeira escola a receber será a UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo, contemplando as alunas dessa unidade e também das UMEFs Senador João de Medeiros Calmon e Guilherme Santos. A ação será na próxima quarta-feira, dia 13. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Covid-19: Vila Velha abre agenda extra neste domingo (10)
Cariacica abre neste sábado (9) mais vagas para a vacinação
Estados e municípios decidirão sobre vacinação de adolescentes
Guarapari vai vacinar os jovens de 12 a 17 anos em escola
Outubro Rosa: Secretaria de Saúde de Viana promove ações
Covid: Vila Velha abre agenda nesta sexta para D1, D2 e D3
Himaba inaugura brinquedotecas para pacientes da unidade
Vacinação contra a Covid-19 sem agendamento em Cariacica
Boletim da Fiocruz mostra sucesso da vacinação contra covid-19
ONU lança estratégia de vacinar 40% em todos os países
Vila Velha abre agenda com 3ª dose para profissionais da saúde

TAGS:
OUTUBRO ROSA | VILA VELHA | DIA D | SAÚDE | MULHERES