SAÚDE

​Mais de 16 mil vagas para vacinação em Vila Velha

Serão disponibilizadas 16 mil vagas para vacinação contra gripe, Covid e outras doenças.

Em 11/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Para se vacinar é necessário a apresentação de documento com foto e, se possível, da carteira de vacinação.

Esta semana serão disponibilizadas mais de 16 mil vagas para vacinação contra gripe, Covid e outras doenças, com e sem agendamento, em Vila Velha. Quem optar pelo agendamento, poderá se inscrever a partir desta sexta-feira (12), 15h, no site da PMVV para imunização na próxima semana. Por livre demanda, a vacinação vai acontecer neste sábado (13), nos shoppings Praia da Costa e Boulevard, das 11 às 18h.

Quem optar pelo agendamento poderá escolher a Unidade de Saúde com sala de vacinação mais próxima e também o melhor horário. As opções por livre demanda foram pensadas para facilitar o acesso da população à vacina, por isso, a escolha por pontos de grande circulação de público.

“Nossa meta é imunizar o maior número possível de pessoas”, enfatiza a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Para se vacinar é necessário a apresentação de documento com foto e, se possível, da carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades devem levar o laudo médico.
 
Quem pode se vacinar?
 
A vacina contra Influenza (gripe) tem como público-alvo pessoas com idade acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, pacientes imunocomprometidos, pacientes de doenças crônicas não transmissíveis (respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica) e outras condições clínicas especiais de qualquer idade (diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias). Além dessas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, servidores das forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários e os que atuam com transporte coletivo rodoviário.
 
Já contra Covid, serão ofertadas as D1 e D2, voltadas para pessoas acima de 6 meses, a D3 para a pessoas acima de 3 anos e a D4 para aqueles acima de 18 anos que tomaram a D3 há, pelo menos, quatro meses e pessoas acima de 60 anos que tomaram a D3 há, pelo menos, três meses.
 
A Bivalente, que oferece uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes, é destinada a população acima de 18 anos, gestantes, puérperas, pacientes imunocomprometidos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP e RI) e seus trabalhadores; trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade. Além de pessoas com comorbidades (diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial , insuficiência cardíaca (IC), hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e outras síndromes genéticas, doença hepática crônica. Todos acima de 12 anos.
 
A vacina Meningite ACWY é destinada a adolescentes de 11 a 14 anos que não foram vacinados com a meningite ACWY a partir dos 10 anos e a HPV, a meninos e meninas de 9 anos a 14 anos.
 
Serviço:
Vacinação em Vila Velha
Com agendamento: por meio do site: www.vilavelha.es.gov.br, a partir de sexta (12), 15h
 
Sem agendamento:
Data imunização: sábado (13)
Locais: Shopping Praia da Costa (Av. Dr. Olivio Lira, 353, Praia da Costa), das 11 às 18h; Boulevard Shopping (Rodovia do Sol, 5000, Itaparica), das 11 às 18h. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Câncer de boca: Linhares oferece serviço de prevenção
>  Pandemia acentua insegurança alimentar para pessoas trans
USF São Torquato promove ação em saúde para as mamães
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (8)
Lula: Brasil Sorridente recupera dignidade e orgulho do cidadão
Cariacica realiza vacinação sem agendamento em 27 locais
Governo relança nesta segunda o programa Brasil Sorridente
Vitória é município que mais vacina na campanha do Dia D
“É hora de intensificar a vacinação”, diz ministra da Saúde
13,5 milhões de pessoas já foram imunizadas com a bivalente
Vitória abre mais de 6 mil novas vagas para vacinação 

TAGS:
VAGAS | VACINAÇÃO | VILA VELHA | COVID-19 | GRIPE