SAÚDE

Mais de 40% dos testes para dengue em Linhares são positivos

Mais de 40% dos testes rápidos para dengue que foram realizados em Linhares são positivos

Em 14/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Felipe Reis/Secom

Deste total, 143 atestaram positivos e 197 foram descartados – ou seja, não foram identificadas as proteínas que confirmam a doença.

Mais de 40% dos testes rápidos para dengue realizados em Linhares são positivos. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, até o momento já foram realizados 340 exames rápidos. Os testes começaram a ser realizados no último dia 6 de março.

Deste total, 143 atestaram positivos e 197 foram descartados – ou seja, não foram identificadas as proteínas que confirmam a doença. O número de testes positivos é alto, mas é importante ressaltar que a testagem nesse formato visa investigar a doença em um número maior de pessoas, em menor tempo.

O teste é rápido e simples: com uma gota de sangue é possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo.

Os testes estão sendo possíveis porque a Prefeitura investiu na compra de quase 28 mil testes rápidos para detectar dengue, zika e chikungunya, disponíveis em 10 unidades de saúde: Planalto, Bebedouro, Caic (Interlagos), Interlagos II, Santa Cruz, Canivete, Aviso, Lagoa do Meio, Três Barras e São José, além do Hospital Geral de Linhares (HGL), da UPA Infantil 24 horas, no bairro Shell, e da Vigilância Epidemiológica, que fica na sede da Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina.

A estratégia de teste rápido é importante na prevenção da dengue, permitindo que as autoridades ajam com mais precisão em áreas de alta incidência da doença. Ao agir antecipadamente antes do pico da epidemia, a transmissão pode ser bloqueada e o risco de uma grande disseminação da doença pode ser reduzido.

Até o momento, Linhares já registrou 1.578 casos da doença e outros 576 estão em investigação aguardando resultado. Três óbitos foram confirmados. (Por Enzo Macedo Teixeira-Ascom/PML)

Leia também:

Covid-19: Cariacica está com vagas abertas para vacinação 
>
Pontos de hidratação da Serra atendem 950 usuários 
Ministério convoca 117 médicos para saúde indígena
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (13)
Operação de combate à dengue levou serviços 14 mil pessoas
Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal 
Himaba fará agendamento de consultas apenas por telefone
Em três anos de pandemia de covid, ciência e vírus evoluíram
Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
Sábado é dia de mutirão de combate à Dengue em Vitória
Vila Velha realiza vacinação sem agendamento neste sábado

TAGS:
TESTES | DENGUE | LINHARES | POSITIVOS | EXAMES