CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Mais de mil rádios wi-fi para internet gratuita no município de Vitória

Todas as unidades de saúde de Vitória contarão com rede de internet wi-fi gratuita.

Em 22/10/2019 Referência JCC, Danielly Campos

Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV

Uma parte dos recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 6 milhões, já foi investida na aquisição de 1.010 rádios wi-fi, que estão sendo instalados nas unidades de saúde e nas escolas da rede municipal. Os equipamentos atenderão tanto os servidores quanto os moradores, pois também serão instalados em praças, parques e praias.

 

Antes do Finisa, o município contava com 280 rádios, sendo que cada rádio permite a conexão de 500 usuários simultâneos. Atualmente, há 150 mil usuários da rede pública de wi-fi da Prefeitura: Vitória Online.

Os 1.010 rádios serão distribuídos da seguinte forma: 622 rádios para a Saúde e 388 rádios destinados à Educação.

"Nesta primeira etapa, vamos atender 100% das unidades de saúde. Em um segundo momento, teremos todas as escolas atendidas. Isso será uma grande conquista para nós, que lutamos por uma cidade inteligente e moderna. O acesso gratuito pelo programa Vitória Online é uma oportunidade de inclusão virtual das pessoas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Grande São Pedro

Na região de São Pedro, por exemplo, todas as unidades da rede municipal de ensino, sendo elas Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) ou Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), receberam 88 equipamentos.

"Nos tempos atuais, com a juventude antenada que temos nas escolas, priorizamos a inovação tecnológica e as diferentes mídias como ferramenta propulsora das relações de aprendizagem, ressignificando o espaço escolar. Ganham os educadores ao imprimir processos inteligentes e ganham os estudantes na medida em que reconhecem a escola como ambiente inovador e conectado", afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Já as unidades de saúde da região receberam 45 rádios wi-fi. Em breve, os equipamentos serão ligados para atender as comunidades.

Outras regiões

No momento, a região de Maruípe também está em processo de instalação de 152 rádios. Nesta regional, serão instalados rádios em 15 Emefs e em 13 Cmeis, bem como em todos os postos de saúde.

Em seguida, serão beneficiadas as regiões de Santo Antônio, Centro, Jucutuquara, Goiabeiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha e Praia do Canto.

"Esperamos assim garantir que os munícipes de Vitória possam acessar os serviços de saúde, como o Agendamento Online, o Confirma Vitória e o Minha Especialidade, de forma plena e efetiva", disse a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa.