CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Mais leve da Apple, novo MacBook é 24% mais fino.

Tela de retina tem 12 polegadas, com resolução de 2304x1440 pixels.

Em 09/03/2015 Referência JCC

Em evento para anunciar novidades do Apple Watch, nesta segunda-feira (9), em Cupertino, no estado americano da Califórnia, foi anunciado o novo MacBook. Ele é 24% mais fino, com 131 mm de espessura. O notebook é o mais leve da Apple, com 0,9 kg.

A tela de retina é de 12 polegadas, com resolução de 2304x1440 pixels. Ele chega às lojas nos Estados Unidos em abril. Ainda não há previsão para lançamento no Brasil.

Este é o primeiro MacBook da Apple sem nenhum tipo de ventoinha. Ele chega com o processador Intel Core M, de quinta geração, consumindo 5 watts. O executivo Phill Schiller disse que a bateria do novo Mac dura até 10 horas. O novo MacBook possui o conector "USB-C", capaz de suportar conexões USB, DisplayPort, de energia, HDMI e VGA. Ele sai em 3 cores: prata, cinza espacial e dourado.

 

De acordo com a Apple, em 10 anos, o mercado teve queda de 2% na compra de notebooks, mas a venda de Macs cresceu 21%. "Pegamos o que aprendemos sobre o desenvolvimento do iPhone e do iPad para nos desafiarmos a reinventar o notebook", disse Cook.

HBO Now
Antes, Richard Plepler, CEO da HBO, anunciou uma parceria da Apple com a empresa. Ele falou do HBO Now, um serviço de streaming exclusivo da Apple, com todo o catálogo deles, por 15 dólares por mês. Ainda não há informações sobre lançamento no Brasil.

"Esse é um momento de transformação para a HBO", disse Plepler. "A Apple TV se tornou um líder de categoria, com 25 milhões de unidades vendidas. Hoje, estamos baixando o preço para US$ 69", disse Tim Cook, CEO da Apple. "Se você ainda não tem uma, agora é o momento", completou Cook.

Segundo ele, a Apple vendeu mais de 700 milhões de iPhones, com crescimento de 49% nas vendas, em comparação ao crescimento de 26% da indústria. "É o smartphone mais vendido do mundo", resumiu Cook.

Carros e saúde
Sobre o CarPlay, recurso da empresa para carros, Tim Cook disse que "todas as marcas se comprometeram" a entregar veículos com o recurso da Apple. Este ano, 40 carros sairão de fábrica com o CarPlay, que possibilita integração nativa do veículo com os iDevices.

A apple também apresentou o Resarchkit, recurso para pesquisadores da área médica. Ele permite que, a partir da criação de apps, o iPhone seja utilizado como ferramenta de diagnóstico. A empresa garante que não terá acesso às informações médicas dos usuários, e que é possível escolher quais informações serão compartilhadas com cada aplicativo.

Médicos podem emitir pesquisas por meio de apps e acompanhar o andamento de certas condições, tudo feito pelo celular. Já o Healthkit compila informações de saúde obtidas por acessórios terceirizados (ou pelo Applewatch) e tem interação com mais de 900 aplicativos.

Isso é possível por meio de aplicativos que usam o sensor para detectar condições nos pacientes. Gravando a voz, analisando tremores, reflexos ao tocar na tela, entre outros.
O projeto terá código aberto, e chegará "em breve", já que o kit para desenvolvedores será liberado mês que vem.

Fonte: G1