POLICIA

Marcelo Crivella é preso em operação do Ministério Público

O prefeito do Rio de Janeiro foi preso na manhã desta terça-feira (22), na Barra da Tijuca.

Em 22/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: TV Globo e G1 Rio

Além de Crivella, foram presos na operação o delegado aposentado Fernando Moraes, o empresário Rafael Alves e o tesoureiro da campanha eleitoral, Mauro Macedo.   

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), foi preso na manhã desta terça-feira (22) em sua residência na Barra da Tijuca em meio a uma investigação do Ministério Público do estado (MP-RJ) e da Polícia Civil.   

Além de Crivella, foram presos na operação o delegado aposentado Fernando Moraes, o empresário Rafael Alves e o tesoureiro da campanha eleitoral, Mauro Macedo.   

Há ainda um mandado de prisão contra o ex-senador Eduardo Lopes, mas ele não foi encontrado em casa e deve se apresentar à polícia em Belém, no Pará, onde mora atualmente. A Polícia ainda cumpre um mandado de busca e apreensão em Angra dos Reis para procurar por uma lancha de Alves.   

Vítima de perseguição

Ao chegar na Cidade da Polícia, o prefeito afirmou que é vítima de “perseguição política” e que vai lutar por “justiça”. “Lutei contra o pedágio ilegal, tirei recursos do carnaval, negociei o VLT, fui o governo que mais atuou contra a corrupção no Rio de Janeiro”, afirmou enquanto era levado para o interior do prédio.   

Crivella foi preso em meio à Operação Hades, que investiga o “QG da Propina” dentro da Prefeitura da capital fluminense. A ação foi iniciada com uma delação premiada do doleiro Sérgio Mizrahy, em 2018, ainda durante a Lava Jato no Rio de Janeiro. Segundo as afirmações do doleiro, as empresas interessadas em trabalhar para a Prefeitura pagavam propina para Alves, que também repassava o dinheiro para os demais detidos.   

Em setembro, o prefeito já era alvo da operação e seu celular e um pendrive foram apreendidos para buscar provas sobre irregularidades em contratos firmados pelo Executivo municipal.   

A prisão de Crivella ocorre a nove dias dele deixar o mandato, após perder as eleições de novembro para Eduardo Paes. (ANSA).