MEIO AMBIENTE

Material de campanha eleitoral é doado a catadores de materiais

Foi montado um núcleo de combate à corrupção eleitoral e uma das ideias foi reduzir o lixo...

Em 13/11/2014 Referência JCC

Enquanto muitos candidatos ainda insistiram em jogar materiais de campanha nas ruas durante as eleições, outros, mais conscientes, destinaram parte das peças que sobraram para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Esses resíduos recolhidos contribuem para a renda de muitas famílias na capital. Pensando nisso, nesta quarta-feira (12), as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória receberam do TRE a doação de 3,49 toneladas de resíduos de campanha.

Representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), na qual existem 26 catadores associados, e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare), na qual existem 27 associados, receberam os materiais de campanha em Itararé, na sede da Amariv. 

"É a primeira vez que isso acontece. É ótimo, porque o material é todo selecionado e limpinho. Nesse material, não há rejeito. Assim, não se perde tempo e, daqui, ele vai direto para a prensa", contou a presidente da Ascamare, Josimeire Jesus dos Santos.

A catadora Cleide Mendes concorda: "Esse material é um dos melhores do ano. É um material já separado e valioso para as famílias dos catadores. Todos os materiais sempre deveriam ir direto para a associação, pois, quando são misturados com outros materiais, eles perdem valor", explicou.

"Essa ação é excelente. Nunca trouxeram o material assim antes. O movimento dos catadores está valendo a pena. Esse material selecionado é muito importante para nós", afirmou a presidente da Amariv, Ana Lúcia Oliveira dos Santos.

Conscientização

O gerente de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Serviços (Semse), Denilson Pereira, argumentou que há ainda falta de conscientização dos candidatos e suas equipes. "Nos primeiro e segundo turnos das eleições, tiramos, como resíduos de varrição e das limpezas de bueiros, mais de 26 toneladas de materiais de campanha das ruas de Vitória", contou.

O gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação, Marcos Marinho Delmaestro, destacou a importância dessa ação do TRE. "Isso é um começo para mudar a situação em períodos eleitorais. Os candidatos que devolveram o material de campanha ao TRE mostram consciência ambiental. Durante o período eleitoral de 2014, foram recolhidas 26 toneladas de resíduos de campanha e retiradas mais de quatro mil placas de candidatos das ruas. O disparate entre a destinação correta e aqueles que jogam seus materiais na rua ainda é muito grande. Mas esse passo dado pelo TRE foi de extrema importância", afirmou.

Campanha

De acordo com o TRE, a campanha "Cidade Limpa 2014" foi desenvolvida junto às polícias Militar, Civil e Federal. Foi montado um núcleo de combate à corrupção eleitoral e uma das ideias foi reduzir o lixo eleitoral, principalmente no dia das eleições. Assim, o material de campanha que sobrasse poderia ser devolvido ao órgão para que a destinação correta fosse dada. Assim, em parceria com a Prefeitura, os resíduos recolhidos foram doados às associações para geração de rendas das famílias dos catadores de materiais recicláveis.

 

Fonte:PMV