CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Mauá (SP) ganhará estação de monitoramento para áreas de risco.

Cerca de 95% dos desastres naturais no Brasil são relacionados com o clima.

Em 11/08/2015 Referência JCC

Nesta quarta-feira (12), o município de Mauá (SP) recebe uma Estação Total Robotizada (ETR). O equipamento de alta tecnologia vai acompanhar com maior precisão a movimentação de terra em áreas vulneráveis a deslizamentos. Após o lançamento na cidade paulista, a Estação será instalada em mais oito municípios em várias regiões do Brasil.

A Estação Robotizada é um sensor geotécnico que emite sinal a laser, o qual é refletido nos 100 prismas (ou espelhos) instalados nos morros e encostas do município. Esses sinais permitem captar até pequenas movimentações de terra dos morros, abrangendo uma área circundada de encostas em 360 graus, cobrindo até 2,5 km de extensão.

Além da ETR, será instalado um conjunto de equipamentos para coletar dados sobre quantidade de chuvas acumuladas e de água no solo, complementando as informações sobre possíveis riscos de deslizamentos.

Resultados

Os dados coletados por todos os equipamentos serão enviados, via internet, ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden), possibilitando acompanhar e monitorar qualquer risco de deslizamentos das encostas. A partir das pesquisas, as informações e dados obtidos darão subsídios para emissão de alertas prévios de movimentos de massa com maior confiabilidade.

Após Mauá, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Angra dos Reis (RJ), Santos (SP), Blumenau (SC), Recife (PE) e Salvador (BA) serão os próximos municípios a receber os equipamentos de monitoramento geotécnico. Campos do Jordão (SP) foi o primeiro município a ter a instalação da ETR no ano passado.

Cada município receberá uma ETR, acompanhada de 100 prismas, além de 15 plataformas de coleta de dados, composta de um pluviômetro e seis sensores de umidade do solo. Todos esses equipamentos de alta tecnologia para o monitoramento das encostas e morros totalizam investimentos do governo federal,  em cada município, em torno de R$ 1,1 milhão.

Segundo o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, no período de 1991 a 2012, do Centro de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, cerca de 95% dos desastres naturais no Brasil são relacionados com o clima. Os deslizamentos e enchentes são os causadores de mais de 90% das fatalidades.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação