EDUCAÇÃO

MEC disponibiliza parâmetros de atualização do Novo Enem

A proposta foi apresentada pelo MEC para o novo Enem, e será aplicado a partir de 2024.

Em 04/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil

Segundo o ministro da Educação, Victor Godoy, no documento estão traçadas as bases para que, a partir de 2024, a formação tecnológica e profissional ganhe um novo status no país.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou em seu site, nesta segunda-feira (2), os parâmetros de atualização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme a Portaria nº 411, de 17 de junho de 2021, alterada pela Portaria nº 557, de 22 de julho de 2021. A proposta apresentada pelo MEC para o novo Enem, que será aplicado a partir de 2024, foi cuidadosamente elaborada pelos técnicos e legitimada por meio de um processo intenso de negociação entre os secretários de educação dos estados, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Conselho Nacional de Educação (CNE), das representações dos sistemas de educação superior, da educação profissional e tecnológica e das escolas privadas. 

Segundo o ministro da Educação, Victor Godoy, no documento estão traçadas as bases para que, a partir de 2024, a formação tecnológica e profissional ganhe um novo status no país.

“Nós criaremos um sistema de incentivo no qual o estudante que fizer o Enem tenha uma bonificação na sua nota, de acordo com a aderência entre sua formação técnica e o curso que deseja fazer no nível superior.”, destaca o ministro.

O Exame será constituído por dois instrumentos: um comum a todos os participantes, para avaliar as competências e habilidades da formação geral, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em língua portuguesa e matemática. O outro avaliará os Itinerários Formativos, de acordo com o percurso e a direção desejada pelos estudantes para sua formação superior. 

Nos Itinerários Formativos, o participante escolherá um entre quatro blocos, que representam a combinação entre áreas do conhecimento, de acordo com sua opção de estudos em nível superior. Será a parte flexível do currículo, em que os estudantes poderão, de forma orientada, escolher um conjunto de unidades curriculares conforme seu projeto de vida, suas necessidades pedagógicas, suas aptidões e seus objetivos.

“Mais do que uma prova, o Enem representa oportunidade de mudança de vida, abrindo novos caminhos para conquistas pessoais e profissionais.”, reforça o ministro.

Outro ponto de destaque é a criação de um Comitê de Governança, instituído pelo MEC e coordenado pelo Inep, com o objetivo de garantir a previsibilidade, a transparência e o contínuo aperfeiçoamento do Exame.

“Os novos tempos requerem propostas avaliativas transformadoras que contemplem o desenvolvimento pessoal e educativo de nossos estudantes. O novo Enem é a concretização dessa perspectiva.”, afirma Godoy. (AsCom/MEC)

Acese os parâmetros de atualização do Exame Nacional do Ensino Médio

Leia também:

EMEF da Serra premiada por colaborar com a alfabetização
FIES: MEC prorroga prazo para convocação de processo seletivo
Governo realiza entrega do Prêmio Escola que Colabora
Prefeitura de Guarapari inicia entrega de uniformes escolares
Capes oferece 61 mil bolsas para formação de professores
Inep publica o edital para a versão impressa do Enem 2022
Vila Velha: Alunos de 4 e 5 anos terão aulas de judô na escola
Ensino superior aumenta chances no mercado de trabalho
Casagrande fala sobre a Educação do ES em evento nacional
Inep divulga resultado de pedidos de isenção para Enem 2022

TAGS:
ENEM | MEC | PARÂMETROS | SEDU | ATUALIZAÇÃO