EDUCAÇÃO

MEC prorroga prazo para comprovar dados do ProUni 2022

Os candidatos podem apresentar as informações solicitadas até a próxima sexta-feira, 16

Em 14/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: iStock

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para comprovação de informações por parte dos candidatos pré-selecionados em segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um novo edital com as alterações foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 13, data em que venceria o antigo prazo.

Os estudantes devem entrar em contato com as instituições de ensino para as quais foram chamados para apresentar a documentação necessária.

A lista de espera do ProUni , que seria entre 21 e 22 de setembro, também foi alterada e passou para 27 e 28 de setembro. Para participar, o candidato deverá manifestar o interesse por meio da página do ProUni na internet. A divulgação do resultado, assim como a comprovação de informações da lista de espera, também sofreu alteração.

Prouni

O programa oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições particulares para candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Podem participar do processo seletivo estudantes brasileiros que não tenham diploma de curso superior.

O programa exige nota mínima de 450 nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que o estudante não tenha zerado a prova da redação. A seleção se dá de acordo com as notas obtidas. É destinado ainda a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou mesmo na rede particular. Inscritos como treineiros no exame não poderão concorrer a bolsas do ProUni.

No ano passado, o governo federal liberou a concessão de bolsas do ProUni para alunos que tenham feito o ensino médio em colégio particular, mesmo sem o auxílio de bolsa estudantil. Desta forma, passam a ter acesso ao programa alunos que fizeram o "ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição, ou sem a condição de bolsista". A alteração na Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005, foi publicada no Diário Oficial da União de 7 de dezembro de 2021.

Calendário

- 1º de setembro a 16 de setembro: Comprovação de informações;
- 27 e 28 de setembro: Manifestação de interesse na lista de espera;
- 3 de outubro: Divulgação do resultado da lista de espera;
- 3 de outubro a 7 de outubro: Comprovação de informações da lista de espera. 
(Por Renata Okumura)

Leia também:

Viana: Alunos fazem a festa e brilharam no Teatro Municipal
Inep divulga resultado do Enade 2021 nesta segunda (12)
Vitória vai promover colóquio bilíngue de Letras e Libras
Viana abre vagas para curso técnico de Monitor de Turismo
Município de Viana realiza o 4º Festival do teatro escolar
Cachoeiro abre vagas para o curso de programação web
Linhares: Alunos levam amor à Pátria para as ruas da cidade
Sectides divulga os selecionados para cursos do Pronatec
Qualificar ES realiza formatura de 3.184 alunos na Grande Vitória
Alunos homenageiam bicentenário da Independência do Brasil

TAGS:
MEC | PROUNI 2022 | VAGAS | PRORROGADO | COMPROVAÇÃO