SAÚDE

Medidas restritivas podem minimizar a 3ª onda da covid

Vários estados apresentam a tendência de aumento de casos de SRAG, diz Boletim InfoGripe.

Em 27/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Freepik

A infectologista Ana Carolina D’Ettorres reforça que, enquanto não houver um nível alto de vacinação os protocolos de saúde devem ser mantidos.

A temida terceira onda da Covid pode se tornar uma realidade nos próximos meses. Com a reabertura gradual em alguns estados do país, a população está afrouxando nos cuidados com os protocolos de saúde, o que contribui para o aumento no número de casos. A edição mais recente do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) alerta que muitos estados apresentam uma tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente devido à maior circulação do vírus da Covid-19.

Segundo a análise, oito das 27 unidades da Federação apresentam sinal de crescimento: Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Já no grupo que inclui Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, as curvas, antes descendentes, estão se mantendo iguais e podem voltar a crescer nos próximos períodos.

Uma nova onda

A infectologista da Unimed Vitória Ana Carolina D’Ettorres ressalta que uma nova onda pode chegar em breve.

“A gente não sabe ao certo quando vai acontecer, pode ser em junho ou julho, mas essa previsão existe. A adesão às regras de distanciamento, o uso correto das máscaras e a não-circulação em caso de sintomas gripais são medidas muito efetivas para controle da pandemia”.

Quando a circulação viral é contida, a transmissão diminui, e, consequentemente, o número de casos.

“Se todo mundo aderir adequadamente às precauções e orientações, e sair de casa apenas quando necessário, pode ser que uma terceira onda não venha com tanta força ou mesmo não aconteça”, salienta a especialista.

Vacina

A vacinação continua sendo o único meio definitivo para o controle da pandemia. Quanto mais rápido o país conseguir vacinar a população, mais rápido as pessoas poderão voltar a uma vida sem restrições.

“Poderemos começar a pensar em um retorno à nossa vida normal quando cerca de 70% da população estiver com o esquema vacinal completo, isto é, com as duas doses da vacina”.

Enquanto as vacinas não chegam para todos, é possível controlar a pandemia com medidas eficazes de isolamento.

“É importante reforçar para as pessoas que não acreditam na eficácia do isolamento social, que existem países que controlaram a pandemia com distanciamento e uso de máscaras, como a Austrália e a Nova Zelândia. Esses dois países os países conseguiram controlar a pandemia antes mesmo da disponibilidade de vacinas”, destaca Ana Carolina. (Por Marcella Andrade)

Leia também:

Diagnóstico precoce do glaucoma pode evitar perda da visão
Mais 629 mil doses da vacina da Pfizer chegam ao Brasil
ES: Estado anuncia 19.947 procedimentos oftalmológicos
Serra registra queda nos casos de dengue, zika e chicungunya
Surto de sarampo no Norte do país acende sinal de alerta
Covid: Estado do ES recebe mais 191,3 mil doses de vacinas
Covid: Saúde distribuirá mais 6,4 milhões de doses de vacinas
Doença cardíaca é principal causa de morte de mulheres, diz revista
Saúde mental pode ser a causa de dores no corpo, diz Samorai
Dicas de como evitar problemas mais comuns na coluna
Obesidade é fator de risco para perda dos dentes, diz dentista
Cuidados paliativos e terapia de suporte para pacientes covid
> Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid

TAGS:
PANDEMIA | GLAUCOMA | VISÃO | DORES | CORPO | PERSONAL | SAÚDE | COVID-19 | CIDADE