Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória

A mega-ação de limpeza da baía de Vitória já retirou 130 toneladas de resíduos das águas.

Em 26/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rosa Blackman/PMV

O trabalho da equipe de limpeza da Prefeitura de Vitória, que seguirá até esta quarta-feira (26), recebeu muitos elogios dos moradores.

A mega-ação de limpeza realizada pela Prefeitura na baía de Vitória já retirou 130 toneladas de resíduos das águas e dos mangues da capital. Nesta terça-feira (25), segundo dia do mutirão, as equipes da Central de Serviços retiraram mais 28 toneladas de lixo.

O trabalho da equipe de limpeza da Prefeitura de Vitória, que seguirá até esta quarta-feira (26), recebeu muitos elogios dos moradores.

"Essa ação é muito mais importante do que as pessoas imaginam. O nosso bairro (Maria Ortiz) sedia a maioria das empresas de limpeza da cidade e dar atenção à região é uma compensação para todos nós", disse a dona de casa Rosa Pereira dos Anjos, de 72 anos.

A repositora Rafaela Pereira dos Anjos, de 37 anos, concorda com a dona Rosa, mas faz questão de complementar que o morador tem que fazer a sua parte.

"O morador precisa ter consciência de que alguns dos seus maus hábitos afetam o seu vizinho e, até mesmo, a cidade. Essa limpeza na porta da minha casa é a prova de que o lixo que as pessoas jogam na rua chega nos mangues e praias".

Dona Rosa e Alcina acompanharam os trabalhos da equipe de limpeza da Prefeitura de Vitória, na orla de Maria Ortiz. Foto: Rosa Blackman/PMV

A dona de casa Alcina Pereira, de 68 anos, surpreendeu-se com a quantidade de resíduos retirada no local.

"Graças a Deus, mandaram os garis aqui. A gente sabe que tem vizinho que joga lixo por aqui, mas não sabia que era tanto assim", falou.

A situação também foi relatada pela aposentada Marlene Ferreira Feliz. Morando há 40 anos à beira da orla de Maria Ortiz, ela demonstrou surpresa ao saber que a ação dos próprios vizinhos de jogar restos de materiais de obras particulares provoca assoreamento do mangue e obstruções de bueiros.

"Vou ficar vigiando para evitar que joguem nesse cantinho. Agora que está tudo limpinho e organizado, todos precisam fazer mais. Assim fica melhor e mais bonito para todos".

Marés

De acordo com o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, a limpeza da baía é definida de acordo com as tábuas das marés e o dia escolhido é sempre aquele cujo nível mais se aproxima do marco zero, ou seja, quando é a mais baixa prevista no ano.

Amorim considera o momento importante para a conscientização dos moradores sobre a importância do descarte correto do lixo.

"O lixo jogado nas ruas em algum momento chega até a baía. É preciso que todos se sintam parte do processo de limpeza da cidade", disse o secretário. 

Leia também:

Vitória abre agenda para vacinar professores de 40 a 59 anos
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil
Maio Laranja realiza ação educativa na feira de Maria Ortiz
Alunos do 6º ao 9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO