CULTURA

Memória do Barro reúne paneleiras e jovens em Goiabeiras

O saber artesanal da produção da panela de barro será compartilhado com novas gerações.

Em 03/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/IMA

Rodas de conversa, visita ao Vale do Mulembá, oficinas de modelagem e exposição das peças confeccionadas fazem parte da programação do projeto de valorização da memória, realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras.

 

O saber artesanal da produção da panela de barro preservado pelas mulheres paneleiras no decorrer de quatro séculos será compartilhado com as novas gerações de Goiabeiras, em Vitória. O Projeto Memória do Barro é dedicado a crianças e jovens interessados em conhecer ainda mais de perto o primeiro bem cultural brasileiro registrado como patrimônio imaterial no Livro de Registro dos Saberes pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), 2002.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Clica e SAIBA MAIS:
 

O projeto começará com um encontro no dia 04 de novembro (sexta-feira), das 18h às 21h. As paneleiras receberão os (as) participantes para uma roda de conversa sobre histórias de vida, a importância da preservação da natureza para a continuidade das práticas tradicionais, os processos de produção de panelas, contação de histórias e para a cantoria de toadas.

As mestras contarão como o ofício ensinado pelas artesãs às filhas (os), netas (os), sobrinhas (os) e vizinhas (os) no cotidiano da vida doméstica sobreviveu ao tempo e se tornou um importante meio de sustentação econômica das famílias locais e uma forte e respeitada tradição da comunidade.

Gerações

O entrosamento entre antigas e novas gerações continuará no dia 05 de novembro (sábado) através de uma visita ao Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, unidade de conservação com 142,10 hectares, localizada numa área de Mata Atlântica de Encosta. Os participantes caminharão pelo vale, acompanharão o passo a passo da retirada do barro, matéria-prima para confecção da panela, e farão um piquenique. A visita acontecerá das 8 às 12h.

No dia 06 de novembro (domingo), das 8 às 12h, mestras e aprendizes voltarão a se encontrar. Os (as) participantes do Projeto Memória do Barro vivenciarão como o barro do Vale do Mulembá se transforma em arte utilitária, mas que também pode ser contemplativa, e irão embarrear as mãos para produzirem as suas panelas de barro sob a orientação das mestras paneleiras. O dia começará com um café da manhã e, em seguida, a turma se dividirá em dois grupos, cada um partirá para um quintal diferente para conhecer e experimentar a arte da modelagem de panelas de barro.

Panelas

As panelas seguirão por um período de secagem durante alguns dias até estarem prontas para a etapa da queima na fogueira realizada em um dos quintais. O projeto se encerrará com a exposição das panelas de barro para toda a comunidade, visitantes e público em geral, no Babado – Espaço de Arte e Cultura, em Goiabeiras, em data a ser agendada.  

Memória do Barro é um projeto de valorização da memória, ensino e difusão dos saberes das paneleiras de Goiabeiras. O objetivo é promover o encontro de gerações, resgatar os relatos de vida, as memórias pessoais e coletivas, preservar as tradições, possibilitar a troca afetiva de conhecimento, compartilhar saberes, promover o aprendizado da arte de modelar panelas de barro, fortalecer a história local e ampliar a consciência socioambiental.

A ação foi contemplada pelo Edital n.º 012/2020 – Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio para Valorização dos Patrimônios Imateriais Reconhecidos e Registrados no Espírito Santo, viabilizado por meio de recursos do Funcultura/Secretaria da Cultura (Secult)/Governo do ES. A realização é do Instituto Marlin Azul em parceria com a Associação da Paneleiras de Goiabeiras, Associação dos Moradores de Goiabeiras, Babado - Espaço de Arte e Cultura, Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Ifes, Campus Vitória/ES.

Programação

04/11 (Sexta-feira) - Roda de conversa
Atividades: Roda de conversas com as Paneleiras de Goiabeiras e os (as) participantes da oficina e contação de história “História com cheiro de Barro e Tanino”, com Jamilda Bento.
Público: paneleiras, crianças e jovens do projeto.
Local: Quintal de paneleira – Goiabeiras – Vitória (ES).
Horário: 18 às 21h

05/11 (Sábado) - Visita ao Vale do Mulembá
Atividades: caminhada, conversa sobre memórias, retirada do barro e piquenique
Público: paneleiras, tirador de barro, crianças e jovens do projeto
Local: Parque Natural Municipal Vale do Mulembá - Vitória (ES)
Horário: 8 às 12h

06/11 (Domingo) - Modelagem nos quintais
Atividades: visita a quintais das paneleiras para modelagem de panelas de barro pelos (as) participantes do projeto
Público: paneleiras, crianças e jovens do projeto
Local: Quintal de paneleiras - Goiabeiras - Vitória (ES)
Horário: 8 às 12h.
Queima de panelas (data a agendar conforme o tempo de secagem das panelas)
Atividade: Queima das panelas
Público: paneleiras, crianças e jovens do projeto
Local: Quintal de paneleira - Goiabeiras - Vitória (ES)
Exposição das peças (data a agendar conforme a finalização das panelas).
Atividades: exposição das panelas de barro produzidas na oficina.
Público: paneleiras, crianças e jovens do projeto, comunidade em geral e visitantes.
Local: Babado - Espaço de Arte e Cultura – Goiabeiras – Vitória (ES). (Por Simony Leite Siqueira/AsImp)

Leia também:

Natal Luz Cariacica 2022: abertas inscrições para artistas
PMCI: Espaços culturais receberão peça e oficina de teatro
Pacientes do Caps AD de Vitória se encantam em espetáculo
Exposição fotográfica apresenta olhares de alunos vianenses
Vila Velha: feira literária reune autores capixabas e nacionais
Serra: Mestre Domingos está entre os 100 melhores do Brasil
> "Marien Calixte Jazz Music Festival" será em novembro
Vila Velha: ​Feira literária reúne autores capixabas e nacionais
Aracruz anuncia abertura de inscrição para Oficinas de Teatro
Cariacica: Talentos da terra mostram seus produtos em festival
Prefeitura de Vitória vai restaurar o Museu Capixaba do Negro

TAGS:
PANELEIRAS | CONGO | INSTITUTO | PANELA | BARRO | MEMÓRIA