CULTURA

Memória do congo é revisitada em ação apoiada pela Cultura

A formação, será on-line, é apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), de Vitória.

Em 15/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Flickr Newton Rezende Camisão

A formação, que será on-line, é apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), de Vitória, por meio do edital Aldir Blanc, do Ministério do Turismo.

Na próxima quarta-feira (20), às 19 horas, a jornalista e mestra em Culturas Déborah Sathler promove a formação literária “Madalenas do Espírito Santo”, junto com a matriarca e rainha do congo, Celeuza Sales.

A formação, que será on-line, é apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), de Vitória, por meio do edital Aldir Blanc, do Ministério do Turismo.

Déborah, autora do premiado livro “30 anos da gravação de Madalena do Jucu: perspectivas históricas e novos alcances”, irá, ao lado de "Dona Celeuza", como é conhecida a rainha da banda de congo Amores da Lua, do bairro Santa Martha, oferecer ao público um panorama de como se deu a pesquisa para a composição da obra.

A escritora, que trabalha com a metodologia da história oral e que coletou as narrativas das mulheres do congo para o livro, quer disseminar o que aprendeu com elas sobre a cultura do congo, empoderar as narrativas femininas e debater questões de gênero e raça.

"Em tempos de empoderamento feminino e discussões sobre igualdade de gênero, acreditamos ser de grande importância essa formação, esse repasse de informações acerca das agentes culturais capixabas, as Madalenas e novas Madalenas do Espírito Santo, mulheres que cantam, dançam, tocam congo, compositoras, cantoras, artistas e profissionais que vão continuar trilhando suas histórias", falou a autora.

Prêmio

O livro “30 anos da gravação de Madalena do Jucu” recentemente recebeu o Prêmio Internacional de Economia Social Antônio Sergio 2020, na categoria Pesquisa e Investigação na Lusofonia. A cerimônia de entrega está prevista para o segundo semestre deste ano, em Lisboa, Portugal.

Dona Celeuza, profissional da saúde há mais de 30 anos, falará também desse trabalho e das estratégias de enfrentamento e autocuidado na pandemia da Covid-19.

Você pode conferir a formação literária na página do Facebook da autora. Na ocasião, serão sorteados cinco desses livros entre os participantes.

Serviço

Formação literária Madalenas do Espírito Santo
Quando: quarta-feira (dia 20)
Onde: canal do Facebook da autora Déborah Sathler
Participação: gratuita  - (Com informações da Secom/PMV)