EDUCAÇÃO

Mercado de trabalho influencia escolha do curso superior

24 de maio é conhecido como o Dia do Vestibulando.

Em 20/05/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/DepositPhotos

Especialista da Faculdade Pitágoras reflete sobre as tendências do mercado: carreiras tradicionais seguem em alta, mas disputam o interesse com o universo digital.

24 de maio é conhecido como o Dia do Vestibulando. A data celebra o estudante que está próximo a se tornar universitário, mas, também, propõe uma reflexão sobre quais habilidades devem ser desenvolvidas, para estruturar a carreira que está prestes a começar. Atualmente, o Brasil possui mais de 6 milhões de alunos matriculados em algum curso superior.

Segundo dados do Ministério da Educação, 64% dos estudantes brasileiros concentram seu interesse em cerca de 18 cursos, sendo que os 10 mais concorridos, de acordo com a pesquisa da pasta, são, em ordem: Direito; Administração; Engenharia Civil; Enfermagem; Pedagogia; Psicologia; Contabilidade; Fisioterapia; Medicina e Arquitetura e Urbanismo.

As carreiras mais buscadas, de acordo com o diretor da Faculdade Pitágoras de Guarapari, Edvar dos Reis, são as mesmas há mais de dez anos.

"Os cursos mais procurados, geralmente, são: Saúde, Administração, Direito e Engenharias. Periodicamente, pode ter alteração entre um ou outro, mas essas graduações costumam ter grande procura" - explica o docente.

A demanda do mercado também explica a escolha da graduação, de acordo com Edvar dos Reis.

"O vestibulando possui mais de 280 opções de cursos para escolher no Brasil, mas a grande maioria se concentra em alguns cursos. A estatística se justifica pela necessidade profissional. Essas carreiras são mais buscadas, pois oferecem mais oportunidades de emprego e destaque na atuação, por isso acabam se tornando o sonho de muitos candidatos" - conclui o professor.

Do tradicional à tecnologia

As carreiras ligadas à tecnologia estão despertando mais interesse dos alunos, nos últimos anos. A indústria 4.0 e evolução tecnológica justificam a ascensão.

"A indústria 4.0, por meio da Inteligência Artificial, provocou uma disrupção na cadeia de valores, que extrapolou o mundo fabril. Muitas carreiras são e serão afetadas, os programas digitais vão mudar a maneira de quase todos trabalharem e essa evolução desperta o interesse dos vestibulandos" - explica o diretor da Faculdade Pitágoras de Guarapari.

Para o especialista, a mudanças no mercado também vão gerar transformações nas habilidades dos estudantes: "dada a velocidade da evolução digital, os futuros graduados terão de saber aprender e desaprender. A informação está plenamente disponível a todos, mas as exigências estão mais amplas e saber aprender uma nova ferramenta ou desenvolver uma nova habilidade será o diferencial" - segundo o professor.

"Independentemente do curso, o vestibulando precisa estar aberto ao desenvolvimento de competências necessárias para o novo mercado, até para as carreiras que estão ampla evidência. O aprendizado constante é uma exigência do mercado e quem souber aproveitar o período da faculdade para se desenvolver, se destacará" - finaliza Edvar dos Reis. (Por Priscilla Poubel Moreira - Ascom/Faculdade Pitágoras)