ESPORTES

Messi pode ser o primeiro duas vezes eleito craque da Copa

Ele tem seis participações em gols em 2022 acima das cinco registradas em 2014 quando foi craque.

Em 11/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Mohamed Messara/EFE

Camisa 10 da Argentina tem seis participações em gols em 2022, número superior ao que registrou em 2014, e empata com Müller como maior artilheiro dos Mundiais em atividade.

Nem Pelé. Nem Maradona. Nem Ronaldo Fenômeno. Aos 35 anos, Messi chega à sua segunda semifinal com a chance de conseguir algo que nenhum desses craques obteve: ser eleito o melhor jogador de uma Copa do Mundo duas vezes.

Com o gol e a assistência na classificação diante da Holanda, o camisa 10 da Argentina superou seu melhor desempenho em Mundiais. Ele tem seis participações em gols em 2022 – acima das cinco registradas em 2014, quando foi eleito o craque da competição.

Messi nas Copas do Mundo

EDIÇÃO JOGOS GOLS ASSISTÊNCIAS
2006 3 1 1
2010 5 0 1
2014 7 4 1
2018 4 1 2
2022 5 4 2

Fonte: ge

Pelé é o único jogador da história três vezes campeão mundial, mas só foi eleito o craque da competição em 1970. Em 1958, Didi ficou com o prêmio, e Garrincha levou em 1962. Maradona só foi eleito em 1986, quando levantou seu único título.

Ronaldo Fenômeno foi o escolhido em 1998, mas não em 2002, quando foi campeão e artilheiro – o goleiro Oliver Kahn foi premiado, em uma votação feita antes da final vencida pelo Brasil.

Messi chegou a dez gols em Copas do Mundo e igualou Batistuta como maior artilheiro da Argentina em Mundiais. E mais: agora ele está ao lado do alemão Müller como o máximo goleador em atividade do torneio. O craque argentino tem, no mínimo, mais duas partidas para se isolar no topo.

O maior concorrente do atacante do PSG neste momento é um companheiro de clube: Mbappé. O francês tem cinco gols na atual edição, é um dos destaques da Copa do Mundo de 2022 e soma ainda nove no total em sua carreira pelo Mundial. O camisa 10 da França também está perto de superar Müller.

Maiores artilheiros da Copa do Mundo em atividade:

  1. Messi (ARG) e Müller (ALE): 10 gols
  2. Mbappé (FRA): 9 gols
  3. Cristiano Ronaldo (POR) e Neymar (BRA): 8 gols
  4. Kane (ING) e Suárez (URU): 7 gols

Messi faz a sua quinta Copa do Mundo e, caso dispute as duas partidas que lhe restam, terá mais um recorde: o jogador com mais jogos em Mundiais, com 26, superando o alemão Matthäus, atual recordista, com 25.

O craque ex-Barcelona e PSG também pode ultrapassar Paolo Maldini em minutos jogados nas Copas. Messi tem 2104, e o italiano é o líder da estatística, com 2219.

O camisa 10 argentino comemora a boa campanha de 2022, especialmente após a má impressão deixada na Rússia, em 2018.

– Estou muito contente. Um alívio pela maneira como se desenrolou a partida, mas terminamos nos colocando entre os quatro melhores do mundo.

“É algo espetacular depois do Mundial passado, quando caímos nas oitavas, com uma situação amarga. Voltar a estar entre os quatro melhores é muito lindo para nós, para as pessoas, para a Argentina”, disse o craque.

Na Copa de 2022, só em um jogo Messi não balançou as redes ou deu passe para alguém marcar: no 2 a 0 contra a Polônia. A atuação contra a Holanda fez o técnico Lionel Scaloni se render, mais uma vez, ao seu craque.

“Leo (Messi) mostrou que é o melhor de todos os tempos”, disse o treinador.

Messi e a Argentina encaram a Croácia na próxima terça-feira, no estádio Lusail, às 16h (de Brasília). (Por Daniel Mundim e Martín Fernandez - Doha)

Leia também:

Brasil perde nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo
Brasil abre quartas de final da Copa na próxima sexta-feira
Portugal goleia Suíça e avança para as quartas de final da Copa
Goleiro brilha nos pênaltis e Marrocos elimina a Espanha
Brasil goleia Coreia do Sul e está nas quartas de final da Copa
Com Neymar recuperado, Brasil enfrenta Coreia do Sul hoje
França e Inglaterra chegam às quartas de final da Copa
Argentina e Holanda avançam às quartas de final da Copa
Alex Telles e Gabriel Jesus estão fora da Copa do Mundo
Portugal e Coreia do Sul estão nas oitavas de final da Copa

TAGS: 
COPA DO MUNDO | CATAR | ARGENTINA | MESSI | CRAQUE DA COPA