ESPORTE INTERNACIONAL

Michel Platini pede que presidente da Fifa se demita.

Platini afirmou ter ficado "enojado e desiludido" com as suspeitas de corrupção que envolvem a FIFA.

Em 28/05/2015 Referência JCC

O presidente da União das Federações Europeias de Futebol, Michel Platini, pediu hoje (28) a demissão do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter. Platini afirmou ter ficado “enojado e desiludido” com as suspeitas de corrupção que envolvem alguns dos principais dirigentes da FIFA.

Às vésperas da eleição em que Blatter disputa seu quinto mandato à frente da principal entidade do futebol mundial, Platini disse que “a maioria das associações” vinculadas à UEFA vão votar no candidato adversário, o príncípe jordaniano Ali bin Al-Hussein.

Platini disse ter pedido a Blatter que se demita do cargo e que, como resposta, o suíço disse ser “demasiado tarde” para isso. Platini afirma ter decidido fazer campanha para Al-Hussein.

"Antes dos acontecimentos desta semana, talvez não [o fizesse], mas agora, com o que aconteceu [ontem], acho que Blatter pode ser derrotado", disse Michel Platini.

Ontem (27), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes da Fifa e cinco empresários, parceiros comerciais da FIFA, por corrupção. Sete dos indiciados foram presos em Zurique, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

Também estão entre os acusados de participar do esquema que, segundo as autoridades dos Estados Unidos, movimentou cerca de US$ 151 milhões de dólares, dois vice-presidentes da FIFA - o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Caimã, que também preside a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) – além do paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol) ; o costarriquenho Eduardo Li, o nicaraguense Júlio Rocha, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Caimã e Jack Warner, de Trinidad e Tobago.

Fonte: Agência Lusa