POLÍTICA NACIONAL

Ministério da Saúde vai retomar 81 obras paradas no Espírito Santo

Essa estratégia é tratada de forma prioritária pelo Governo Federal desde o começo da gestão.

Em 25/01/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: (Ilustração)/Felix Falcão/PMVV

No Espirito Santo, poderão ser retomadas 81 obras.​ Em todo o Brasil, serão retomadas mais de 5,5 mil obras para ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas, estão Unidades Básicas de Saúde, Centros de Reabilitação e Unidades de Pronto Atendimento.


Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram, e concorre a ingressos para o Show da Banda Timbalada.

Ministério da Saúde vai retomar mais de 5,5 mil obras de equipamentos de saúde que estavam paralisadas em todas as regiões do país nos últimos anos. No Espirito Santo, poderão ser retomadas 81 obras.  Essa estratégia é tratada de forma prioritária pelo Governo Federal desde o começo da gestão e é fundamental para ampliação da estrutura Sistema Único de Saúde (SUS) e garantia de acesso à saúde de todos os brasileiros. Entre as obras que serão retomadas no estado, estão: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e academias da saúde.

Estados e municípios já podem solicitar a retomada e a reativação de obras paralisadas ou inacabadas na área da saúde. Os gestores deverão manifestar interesse na retomada das obras por meio do site do Sistema de Investimentos do SUS, o InvestSUS. O prazo para solicitação é de até 60 dias, contados a partir de 15 de janeiro, quando o Ministério da Saúde publicou a portaria que viabilizou a repactuação com os entes federativos e estabeleceu os mecanismos para que essa solicitação seja feita. A ação é parte da lei que estabelece o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionada pelo presidente Lula em novembro de 2023.

Nova legislação

A nova legislação prevê aporte de novos recursos financeiros e vantagens para municípios e estados que participarem. Esse investimento está sujeito à manifestação de interesse de estados, municípios, da atualização de dados cadastrais das obras e da apresentação de documentos. A estimativa é que sejam liberados cerca de R$ 17,6 milhões para repactuação de obras no Espírito Santo.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, o presidente Lula determinou, nos primeiros meses de 2023, que fosse feito um levantamento em todos os órgãos de Governo, todos os ministérios, das obras paradas e, ao mesmo tempo, que determinada uma forma para recuperar essas obras. E, igualmente, se elas precisavam de algum incentivo federal.

“No caso da área de saúde, temos em torno de 5,5 mil obras paradas. Isso significa quase a metade do total calculado de 12 mil obras paradas em todo o país. A educação vem em segundo lugar, com quase cinco mil obras paradas. No Ministério da Saúde, esse volume de obras se encontra em todo o país, ou seja, não há sequer uma região que não tenha obra parada e com a necessidade imensa de fazer com que as pessoas possam ter equipamentos de saúde disponíveis para garantia da sua assistência”, detalhou.

Os novos recursos serão transferidos para concluir as estruturas, mesmo se o valor original já tiver sido todo repassado. A repactuação envolverá novo termo de compromisso e correção dos valores correspondentes à parte não executada, levando em consideração o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) com o objetivo de alcançar a efetividade do programa. Os percentuais de correção das parcelas estão disponíveis na portaria.

Obras contempladas

Serão contempladas pela iniciativa as obras ou serviços de engenharia paralisadas, inacabadas ou em funcionamento, mas sem registro como “concluídas” no Sismob por parte do estado ou município beneficiário. Estas últimas poderão ser reativadas, nome dado à regularização da situação de obras que foram concluídas fora do prazo inicialmente pactuado, evitando a devolução de recursos.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma página especial com regras e prazos do programa. Os gestores também terão acesso a uma cartilha com orientações para a adesão ao plano. (As informações são do Ministério da Saúde)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Flávio Dino defende criação de Conselho Nacional das Polícias
Lei que cria Ministério do Empreendedorismo é sancionada
Presidente Lula sanciona leis de cota no cinema e na TV paga
Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública
PPA 2024-2027 é sancionado sem vetos pelo presidente Lula
Projeto para aprimorar Lei de Falências é eviado ao Congresso
Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional de Combate à Tortura
Lula reforça importância da memória para garantir democracia
Entenda como são as regras para a aposentadoria em 2024

TAGS:
OBRAS | GOVERNO FEDERAL | RETOMADA | PARALIZADAS | SAÚDE