POLÍTICA NACIONAL

Ministro Alexandre Padilha defende democracia e diálogo

Alexandre Padilha assumiu ontem (02), como ministro da Secretaria de Relações Institucionais.

Em 03/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ricardo Stuckert/Secom/PR

Alexandre​ Padilha enfatiza que o compromisso da pasta é manter o diálogo respeitoso e responsável com os demais integrantes da vida pública e política. 

Na cerimônia de transmissão de cargo, na última segunda-feira (02), em Brasília (DF), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que “o Brasil voltou a respirar”. No evento, Padilha citou a ex-presidenta, Dilma Rousseff, de quem foi ministro da Saúde.

Padilha anunciou que, em sua gestão, quatro “grandes missões” norteariam o seu trabalho. São elas: a democracia, o diálogo, as instituições e o povo brasileiro.

“Esse ministério é o ministério do diálogo, não existe alguém aqui quem vai falar de metralhada contra a oposição. Essa época acabou. Teremos o diálogo e o respeito com os partidos que compõem a oposição”, destacou o novo ministro.

O ministro mencionou a recriação do Conselhão, o Conselho do Desenvolvimento Econômico-Social, voltado à expansão econômica-social.

“Vamos refundar o chamado Conselhão, o Conselho do Desenvolvimento Econômico-Social, e quero dar uma notícia que talvez as pessoas não tenham visto no Diário Oficial: o Conselhão tem nome novo. Agora, ele se chama Conselho do Desenvolvimento Econômico-Social e Sustentável, porque a agenda da sustentabilidade está no centro do desenvolvimento do nosso país”, afirma Padilha.

Responsável pelas relações políticas do novo governo, Padilha enfatiza que o compromisso da pasta é manter o diálogo respeitoso e responsável com os demais integrantes da vida pública e política.

“Não queremos nem barbárie e nem insegurança econômica. Nós queremos crescimento econômico, redução da desigualdade e saúde das contas públicas. Seremos liderados pelo presidente Lula, pelo vice-presidente Alckmin, pela concertação do Conselhão, pela boa relação no Congresso Nacional e com os governadores e prefeitos para dar conta desse desafio”, finaliza.

Além de Dilma Rousseff, Alexandre Padilha estava acompanhado do ex-presidente da República e senador fora de exercício José Sarney. Os senadores Jaques Wagner (PT) e Randolfe Rodrigues (REDE), líderes do governo no Congresso Nacional, também estavam presentes no palco da cerimônia.

Perfil

O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo. Foi ministro nos governos Lula (2009- 2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. Também assumiu as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015- 2016) na Prefeitura de São Paulo. Quando no Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, Padilha articulou, junto ao Congresso Nacional, pela aprovação de diversos projetos de iniciativa do Executivo, como: o marco regulatório do Pré-Sal; a lei de regulamentação do Fundeb; o Estatuto da Igualdade Racial; a Lei de Consórcios Públicos; a Lei das PPPs; a Lei Nacional de Saneamento; e o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.

Leia também:

Ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL), pede desfiliação do partido
Teremos um ministério da paz e da justiça, diz Flávio Dino
Fernando Haddad toma posse como ministro da Fazenda
Em discurso no Congresso, Lula prioriza defesa à democracia
Lula encara um terceiro mandato repleto de desafios
STF restringe porte de arma de fogo no DF na posse de Lula
PGR pede que STF suspenda parte de indulto natalino
Conversas avançam, e Tebet será ministra do Planejamento
PEC da Transição é aprovada na Câmara dos Deputados
Presidente renova concessões da Rede Globo, Band e Record

TAGS:
MINISTRO | PADILHA | GOVERNO | BRELAÇÕES | LULA