POLÍTICA NACIONAL

Ministro negocia a suspensão de reajuste da conta de luz

Arthur Lira disse nessa quarta que espera proposta viável para redução da tarifa de energia.

Em 18/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Arquivo/Agência Brasil

O presidente da Câmara acrescentou que espera que a solução “venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras, que fazem das concessões, neste momento do Brasil, um tema de muita discussão”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira (18) que espera “em um prazo bastante curto” um encaminhamento por parte do Ministério de Minas e Energia de uma proposta viável para redução da tarifa de energia. A declaração foi dada após reunião com o ministro da pasta, Adolfo Sachsida, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), líderes de partidos e representantes da sociedade civil.

As discussões se concentram na viabilidade do PDL 94/22 (Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo). O texto, de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), que tramita na Casa, suspende a decisão da Aneel que autorizou o reajuste da conta de luz dos consumidores atendidos pela Enel Distribuição, no Ceará.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada para que possa, a partir desse momento, ter um encaminhamento de solução para diminuição desse repasse que, apesar de contratual, pode ser minimizado no momento ainda de grande dificuldade com a retirada da bandeira e com incremento desse aumento por das distribuidoras”, ressaltou Lira.

O presidente da Câmara acrescentou que espera que a solução “venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras, que fazem das concessões, neste momento do Brasil, um tema de muita discussão”.

A expectativa é de que até o final do dia de hoje o ministro de Minas e Energia traga ao Legislativo novidades sobre as discussões. (Por Karine Melo/Agência Brasil)

Leia também:

TSE começa a testar uma nova versão do aplicativo e-Título
Câmara quer derrubar mudanças no Jovem Aprendiz
Lula oficializa pré-candidatura, de olho nos votos da "direita"
Presidente Bolsonaro veta a Política Nacional Aldir Blanc
Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título
Prazo para emitir ou regularizar título termina quarta-feira (4)
Governo do Estado inaugura CAT do Corpo de Bombeiros
Governo entrega mais 36 ônibus novos para ao Transcol
Governo do Espírito Santo inaugura CRJ em Guarapari
Casagrande autoriza início das obras da Rodovia ES-230

TAGS: 
MINISTRO | ACORDO | REDUÇÃO | TARIFA | CONTA DE LUZ