ESTÉTICA & BELEZA

Mister Espírito Santo une a beleza com o bem estar social

Ação de Igor Lacer consiste na conscientização de estudantes acerca da hanseníase.

Em 25/07/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

Igor Lacer, de Bom Jesus do Norte, foi nomeado Mister Espírito Santo CNB em fevereiro deste ano e, desde então, vem realizando uma série de atividades rumo ao Concurso Mister Brasil CNB 2020.

Usar a beleza como instrumento para promover o bem tem sido o desafio do atual Mister Espírito Santo CNB 2020, Igor Lacer, de 25 anos. Em plena preparação para representar o Estado no maior e mais conceituado concurso de beleza masculina do Brasil, o jovem de Bom Jesus do Norte fez uma pausa no seu projeto social devido à pandemia de Covid-19.

Igor Lacer foi nomeado Mister Espírito Santo CNB em fevereiro deste ano e, desde então, vem realizando uma série de atividades rumo ao Concurso Mister Brasil CNB 2020, previsto para acontecer em novembro, em Brasília.

Uma das ações características do concurso é a realização de atividades de cunho social com o título de Projeto Beleza Pelo Bem. Para realizar seu projeto, o Mister buscou parceria junto à Secretaria de Saúde de seu município e às escolas públicas de Bom Jesus do Norte.

Conscientização

ìgor Lacer já realizou reuniões junto às instituições parceiras e palestras em escolas públicas. Foto: Divulgação

A ação consiste num processo de conscientização de estudantes e da população em geral acerca da hanseníase. Para dar conta do tema, o jovem buscou conhecimento nos livros e sites especializados sobre o assunto, principalmente junto ao Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Já foram realizadas reuniões junto às instituições parceiras, palestras em escolas públicas e distribuição de panfletos e conversas com a população nas ruas e locais públicos. O objetivo do Mister é mostrar à população os sintomas da hanseníase, mas, principalmente, os cuidados com a prevenção e as formas de tratamento. Outro fator que é pauta no projeto é a busca pela diminuição do preconceito e discriminação que ainda existem com as pessoas atingidas pela doença.

A hanseníase no Brasil

A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico. Considerada umas das enfermidades mais antigas da humanidade, a hanseníase ainda hoje representa um problema de saúde pública no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país do mundo em número de casos novos, superado apenas pela Índia.

A escolha por este tema se deu por motivação da própria organização do Mister Brasil CNB que, junto com a organização internacional sugeriu a realização de ações voltadas para a conscientização sobre a hanseníase. O Mister Espírito Santo CNB 2020, Igor Lacer, pretende dar continuidade às atividades programadas ainda antes do concurso nacional.